- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Perspectivas para a citricultura em 2012

12/12/2011
Gazeta de Bebedouro 
10/12/2011

Reconstituição de estoques deverá empurrar preços pra baixo

Ainda não existem números oficiais, mas circula no universo citrícola a expectativa de que a safra 2012/2013 também seja recorde. Para o presidente da Associtrus (Associação Brasileira de Citricultores), Flávio Viegas, essa possibilidade é o referencial para anular qualquer otimismo em relação à elevação de remuneração do citricultor no próximo bloco. Viegas atenta para o fato de que as indústrias recompuseram os estoques e com seus próprios pomares, não vão depender da fruta dos produtores independentes.

Segundo Viegas, a recomposição foi financiada por programa de governo que tem como base o pagamento do preço mínimo estabelecido, R$ 10, um preço já considerado ruim porque cobre menos de 50% do custo de produção e agravado com o fato de que para se livrar do preço mínimo, as indústrias teriam efetuado as compras utilizando mercadistas, no papel de atravessadores. Viegas acusa a indústria de fazer um discurso e aplicar outra prática.

Estudo apontam que o consumo de sucos cai no EUA, mantém0se estável na Europa e em expansão nos países emergentes, incluindo países asiáticos. A laranja responde, sozinha, por mais de 30% desse mercado, que já estaria, segundo o Departamento de Citricultura da Flórida (EUA), na mira de grandes empresas produtoras de bebidas não alcoólicas.

Em contraponto, a produção de laranja, no Brasil e nos EUA, principais produtores, vem diminuindo desde 2005.

Há especialistas que asseguram: a falta de fruta e não a retração de mercado comprime o consumo do suco.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 521
Total: 3.921.323
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/