- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Associtrus reúne produtores e autoridades para discutir novos rumos da citricultura.

12/04/2005
Cerca de 500 pessoas entre citricultores, autoridades municipais, estaduais e federais e entidades ligadas ao setor citr?cola participaram na tarde de ontem, 11 de abril, na Esta??o Experimental de Bebedouro - SP, do evento Citricultura Novos Rumos realizado pela Associtrus (Associa??o Brasileira de Citricultores).

O evento teve como objetivo apresentar o diagn?stico das dificuldades enfrentadas pelo antes pujante setor citr?cola, hoje economicamente amea?ado dada a pol?tica de pre?os imposta pelo concentrado setor industrial.

Entre os presentes estavam:

- Senador Eduardo Suplicy;
- Senador e representante da Comiss?o Agr?cola do Senado, Aelton de Freitas;
- Deputado Federal Antonio Carlos Mendes Thame
- Deputado Federal Jamil Murad;
- Caio Carneiro Campos (representante do Ministro da Coordena??o Pol?tica, Aldo Rebelo);
- Marcos Ant?nio Machado (representante do Secret?rio da Agricultura do Estado de S?o Paulo, Duarte Nogueira)
- Al?m de representantes dos deputados federais Francisco Graziano e Nelson Marquezelli.

Chamou aten??o das autoridades presentes a diferen?a entre os pre?os de exporta??o do suco e o valor pago pelo consumidor final. Nos gr?ficos a menor diferen?a apresentada, nos ?ltimos dez anos, foi da ordem de 300% atingindo e alguns per?odos a faixa dos 800%.

Outro ponto foi a constata??o da ?p?fia? participa??o do suco concentrado ? a mat?ria prima - na composi??o deste pre?o ao consumidor final que n?o ultrapassa a casa dos 11,5% ficando o montante de 88,5% para cobrir outros custos como a adi??o de ?gua, embalagem, transporte, margens diversas, etc. Desta forma, se a participa??o do suco representasse 20% (8,5% a mais) deste pre?o, o citricultor poderia ser remunerado em U$ 5,00 por caixa, valor pr?ximo dos custos de produ??o apresentados durante o evento.

Finalmente as autoridades demonstraram apreens?o diante dom?nio que as ind?strias brasileiras det?m do mercado internacional de suco (85%) e da concentra??o do setor em apenas quatro principais grupos - Cutrale, Citrosuco, Dreyfus e Citrovita - uma vez que, embora positivo por uma quest?o de estrat?gia comercial internacional, essa assimetria de for?as tem representado grandes perdas aos pequenos e m?dios citricultores.

Diante destas informa?es, J? o deputado Mendes Thame informou que a Comiss?o de Agricultura da C?mara deve ouvir em breve os representantes da Cutrale, da Citrosuco e da Cargill sobre a compra dos ativos desta ?ltima. Na audi?ncia ser? questionada a concentra??o gerada no setor de processamento de laranja para produ??o de suco.

Thame acredita que o Governo pode agir com mais rigor como agente regulador e apoiar uma pol?tica de marketing para estrutura??o do mercado interno.
J? o senador Eduardo Suplicy prop?s que o Senado e a C?mara dos Deputados realizem audi?ncias p?blicas conjuntas para avaliar a concentra??o da produ??o e exporta??o de suco de laranja no Pa?s.

Suplicy sugeriu que nessa audi?ncia estejam presentes citricultores, representantes das ind?strias, do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica) e da SDE (Secretaria de Direitos Econ?micos).

O presidente da Associtrus e da C?mara Setorial da Citricultura, Fl?vio Viegas, acredita que esse ? o momento dos citricultores resistirem a press?o da industria para n?o assinarem contratos a pre?os inferiores ao custo de produ??o. ?A organiza??o ? fundamental para que os citricultores se fortale?am?, diz o presidente.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 608
Total: 3.923.113
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/