- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Suco de laranja atinge preço recorde nos EUA

11/01/2012
10 de janeiro de 2012 - 20h45

NOVA YORK, EUA, 10 Jan 2012 (AFP) -O preço do suco de laranja registrou um recorde nesta terça-feira no mercado em Nova York, diante das preocupações por uma eventual suspensão das importações procedentes do Brasil, devido à suposta presença de fungicidas nas embalagens.

A libra (0,450 gramas) do concentrado do suco de laranja para entrega em janeira atingiu 2,13 dólares no IntercontinentalExchange, algo nunca visto, segundo a agência Dow Jones Newswires. O preço representa uma alta de 9,8% em relação à segunda-feira.

Segundo Michael Smith, da empresa T&K Futures and Options, o mercado está preocupado com a presença de fungicidas nas embalagens.

"Os Estados Unidos poderão proibir as importações" da América do Sul, que é a "primeira zona de produção, o que representa um grande problema", disse Smith à AFP.

Segundo uma carta publicada nesta terça-feira pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA), a agência governamental foi alertada, no final de dezembro, por uma empresa que produz suco de laranja, sobre a presença de pequenas quantidades de carbendazima no concentrado.

Este fungicida, cujo uso é permitido no Brasil para combater parasitas, está proibido nos Estados Unidos.

A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA) concluiu que, em pequenas quantidades, o fungicida não representa risco.

"A FDA não prevê adotar medidas para retirar o suco de laranja do mercado americano que apresente baixos níveis de carbendazima, mas realizará seus próprios testes (...) e se identificar níveis de carbendazima prejudiciais à saúde, alertará o público e tomará as medidas necessárias para retirar os produtos do mercado", destacou a EPA.

Em caso de níveis elevados de carbendazima, a FDA suspenderá as importações do suco de laranja procedente do Brasil.

Smith destacou que os preços também são puxados pelas geadas que atingiram o estado da Flórida na semana passada, principal produtor nos Estados Unidos.

Desde outubro, os preços do suco de laranja subiram 40% no mercado a termo em Nova York.


gmo/lr

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 548
Total: 3.922.117
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/