- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Laranja do Brasil depende de fungicida banido nos EUA

16/01/2012
Por Peter Murphy

BRASLIA, 13 Jan (Reuters) - O Brasil, maior exportador de suco de laranja do mundo, vai continuar dependendo do fungicida proibido nos Estados Unidos, ainda que isso coloque em risco as exportaes ao mercado norte-americano, disse um pesquisador e produtor na quinta-feira.

O qumico carbendazim essencial para combater a doena da pinta preta causada por fungo que atinge a laranja brasileira, e um entre os poucos produtos eficazes que so aplicados nas plantas em esquema de rodzio, disse Geraldo Jos da Silva, pesquisador de doenas fngicas da Fundecitrus.

Os futuros do suco de laranja em Nova York subiram 11 por cento, para mximas recordes nesta semana, depois de a Administrao de Drogas e Alimentos (FDA) dizer que testaria todos os embarques do produto aos Estados Unidos para o fungicida, e barraria importaes com qualquer nvel detectvel. Os preos dos futuros tm cado deste ento, mas a questo continua sem soluo.

Advogados da indstria do suco do Brasil, que exporta o equivalente a mais de 2 bilhes de dlares globalmente por ano, esto em negociaes com autoridades dos EUA, em busca de uma soluo. E as exportaes brasileiras para os norte-americanos esto em compasso de espera.

Uma proibio ao suco que contenha o qumico -o qual a indstria brasileira diz estar presente em quase todo o suco brasileiro, mas apenas em nveis considerados no prejudiciais sade- poderia tirar do Brasil um importante mercado, mas no o principal -o maior comprador a Unio Europeia.

Os testes ocorrem, no entanto, num momento que os brasileiros ampliaram as vendas aos EUA --no ltimo semestre a participao dos norte-americanos nas vendas do Brasil subiu para 20 por cento.

O qumico um dos trs principais tipos de fungicida utilizado para combater a pinta preta, que existe no Brasil desde os anos de 1980, mas se espalhou a uma taxa alarmante nos ltimos anos. A doena faz com que a fruta em desenvolvimento caia dos galhos.

"Como h poucas molculas disponveis, se pararmos de usar uma, vamos ter que usar outros tipos e isso vai reduzir sua eficcia ao aumentar a resistncia do fungo", disse o pesquisador.

A Fundecitrus, em So Paulo, um centro de pesquisa fundado pela indstria, que busca curas e plantas resistentes doena para combater os fungos, bactrias e pestes que afetam a laranja no Sudeste do Brasil, onde se concentra a maior produo.

Flvio Viegas, diretor da associao de produtores de laranja Associtrus, disse que as manchas pretas nas frutas vendidas no Brasil so comuns. Algumas laranjas infectadas podem suportar no ramo at que amaduream e ainda podem ser processadas caso a doena no afete a fruta, acrescentou ele.

Viegas disse que, alm de ajudar no rodzio entre uma variedade de produtos qumicos para evitar a resistncia, o carbendazim tambm o mais barato dos trs principais tipos de qumicos usados para combater a pinta preta.

Ele disse que o carbendazim custa apenas um quarto do preo do tratamento mais caro e cerca de um tero do preo dos outros, ajudando a reduzir os custos financeiros do mix de produtos qumicos rodados ao longo de quatro aplicaes anuais.

"Se voc no controlar (a pinta preta), voc pode perder sua colheita", disse Viegas.


(Reportagem adicional de Lisa Baertlein em Los Angeles e Josephine Mason em New York)

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 376
Total: 3.917.818
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/