- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produzir frutas requer dedicação e paciência

16/01/2012
16/01

Hoje, a fruticultura representa em torno de 3% do Valor Bruto de Produo (VBP) do agronegcio paranaense, movimentando a economia dos 399 municpios do Estado. Em 2010, o VBP do setor somou R$ 900 milhes. S os pomares de laranja representam em torno de 38% desse valor. A banana, cultivada principalmente no litoral e regies de Andir, Rio Bom e Novo Itacolomi ocupam o segundo lugar com 18%, seguido da tangerina com 12% do total do VBP.

Embora seja um valor inferior ao comparado s principais commodities agrcolas, como o milho e a soja, a fruticultura paranaense um dos setores que mais gera empregos na zona rural. Para se ter uma ideia, um hectare de produo de frutas necessita de, no mnimo, trs funcionrios fixos, enquanto que no cultivo de gros, no chega a uma pessoa por hectare.

Em contrapartida, avalia Srgio Carvalho, pesquisador do Instituto Agronmico do Paran (Iapar), a fruticultura um dos setores que mais sofrem com a falta de mo de obra especializada, o que um grande gargalo da atividade.

Carvalho afirma que o setor possui tcnicos insuficientes para atender expanso desse mercado. Alm disso, observa que geralmente os pequenos produtores no possuem recursos suficientes para arcar com a contratao de profissionais qualificados.


Ricardo Maia
Folha Web

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 922
Total: 3.910.914
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/