- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


RELEMBRANDO - Citrosuco rejeita participação no Consecitrus

19/01/2012
Cordeirpolis, 14 - A Citrosuco, empresa do grupo Fischer que a segunda maior processadora de suco de laranja do mundo, se negou a participar de qualquer tipo de negociao para a criao de um Consecitrus, sistema nos moldes do Consecana que definiria a mudana nos clculos de remunerao pela fruta entregue pelo citricultor indstria.

O atual modelo, que prev o pagamento por caixa de 40,8 kg, considerado ultrapassado, o que levou o ex-ministro da Agricultura e coordenador Centro de Agronegcios da Fundao Getlio Vargas, Roberto Rodrigues, a intermediar a criao do Consecitrus. No novo modelo, seria criada uma frmula para prever a remunerao a partir de uma srie de fatores, como a qualidade, a quantidade de acar da fruta, o ndice industrial e at mesmo a variao dos preos no mercado internacional do suco de laranja. "A negociao com clientes individuais a que melhor atende as partes envolvidas, razo pela qual declinamos o convite", foi a resposta do executivo Tales Cubero, da Citrosuco, para informar que a empresa no iria participar das negociaes.

Rodrigues foi o interlocutor entre os produtores e a indstria, que mantm uma relao conturbada e no conseguem negociar. Para isso, o ex-ministro teve o aval da Cmara Setorial do Ministrio da Agricultura e conseguiu o "sinal verde" da Associao Brasileira dos Exportadores de Ctricos (Abecitrus) e das trs outras grandes produtoras de suco de laranja do Brasil - Cutrale, Citrovita e Louis Dreyfus (ex-Coinbra).

O ex-ministro props, ento, Cmara Setorial da Citricultura, que sejam criados Consecitrus especficos para cada indstria, j que as empresas possuem um mercado comprador especfico, o que determina distintos modelos de produo. "A abertura para se negociar foi feita, agora vamos ver o que acontece", disse, com pouco entusiasmo, Flvio Viegas, presidente da Cmara Setorial e da Associao Brasileira dos Citricultores (Associtrus).


Fonte: Agestado 15/06/2007

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1680
Total: 3.908.143
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/