- Sábado 20 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Redução na emissão de gás carbônico resulta em oportunidade no campo

20/01/2012
A agricultura responsvel por 13,5% das emisses de gs carbnico (CO2) na atmosfera, segundo dados do Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (IPCC). Mas toda a cadeia produtiva pode aproveitar as mudanas e fazer delas uma oportunidade de mercado.

Para o produtor de laranja Benedito Paez, pomar saudvel pomar pulverizado.

A cada 21 dias realizo a pulverizao. Uso inseticida, acaricida e fungicida, toda ela e mais as folhares conta.

A informao de que a agricultura tambm responsvel pela emisso de CO2 ainda no chegou para todo mundo.

Ningum nunca nos explicou nada disto afirma o produtor.

Paez no sabe ainda como diminuir a emisso de CO2, a informao no chegou at ele. Mas para o futuro j a curto prazo ser uma necessidade. O produtor que largar na frente sai ganhando, e ser um bom negcio economicamente.

De olho neste mercado a indstria da laranja iniciou um estudo que deve ser concludo no final de 2012 para saber com exatido quanto o setor emite de gs carbnico. Importadores da Unio Europia j esto exigindo um produto com emisses menores.

O presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer, chama a ateno para o que considera um jogo de interesse financeiro, disfarado de preocupao com o meio ambiente.

Na prtica existem interesses comerciais que cruzam no meio do caminho. E o que pode acontecer que os fornecedores provam que emitem menos ento tentam convencer o mercado de que ele merece ser mais consumido. E isto uma coisa que tem que ser paulatinamente negociada e combatida porque o esprito da preservao no o esprito comercial e sim de preservao da vida aponta.

No interior de So Paulo, a pequena cidade de Nova Odessa o centro das atenes de outra cadeia produtiva. O Instituto de Zootcnica do Estado realiza uma pesquisa que tem como objetivo medir quanto cada bovino emite de gs metano. Segundo o diretor do Instituto, Joo Demarchi, das emisses de metano registradas no mundo, o rebanho contribui em mdia com 3%.

Se ns imaginarmos o tamanho do nosso rebanho prximo de 200 milhes e cada um produz em torno de 56 quilos de metano por dia, eu tenho um impacto numrico importante. S que este valor transformado nas emisses globais de metano representa em torno de 3%, ento o impacto menor do que se imagina relata.

Trabalhar para diminuir ainda mais emisso um desafio que pode unir preocupao ambiental e ganho financeiro.

Tenho que enxergar que preciso preservar solo, nascentes, florestas. No tem uma valorao adequada, isso porque quem preserva suas matas no remunerado. Quem preserva tem a remunerao do seu produto idntica a de quem degradou. Ser que ns vamos ter um valor agregado por este componente? questiona Demarchi.

O desafio para os prximos anos, segundo o gerente-geral do Instituto de Estudos do Comrcio e Negociaes (Icone), Rodrigo Lima, adotar boas prticas, entre elas o plantio direto, uso racional de fertilizantes e manejo de pastagens.

Devemos adotar mais estas prticas agrcolas e transformar em aes que sejam boas para imagem do produto ou do setor. No futuro poder at ganhar dinheiro com o carbono que se reduziu afirma.

O Brasil vem fazendo o dever de casa e investindo em cincia e tecnologia. A afirmao do secretrio de Mudanas Climticas e Qualidade Ambiental do Ministrio do Meio Ambiente, Eduardo Assad. Segundo ele, a agricultura, alm de ser um setor economicamente atingido, tem muito a contribuir para reverter o processo do efeito estufa.

A nossa proposta manter o crescimento e chegar em 2020 com as mesmas emisses de 2005. A nossa meta chegar em 2,2 bilhes de toneladas equivalentes em 2020. Pra isto teremos um esforo muito grande com a reduo do desmatamento da Amaznia, do Cerrado e principalmente na implantao do programa Agricultura de Baixa Emisso de Carbono ressalta.


Fonte: Canal Rural

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 763
Total: 3.919.973
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/