- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


CitrusBR pede maior tolerância para fungicida em suco

30/01/2012
SO PAULO, 27 Jan (Reuters) - A indstria brasileira de suco de laranja busca junto ao rgo regulador para alimentos dos EUA (FDA) que sejam considerados nveis diferentes para o suco concentrado e o diludo NFC (not from concentrate) no que se refere ao resduo do fungicida carbendazim, disse o presidente executivo da CitrusBR.

Segundo Christian Lohbauer, presidente executivo da associao que representa a indstria brasileira, se o limite para o NFC que diludo de 10 partes por bilho (ppb), para o suco concentrado deveria ficar entre 5 ou 6 vezes mais, o que equivaleria at 60 ppb.

"Se isso fosse considerado, todo nosso problema j poderia estar resolvido", disse o executivo a jornalistas.

Representantes da indstria de suco do Brasil e dos Estados Unidos reuniram-se na quinta-feira com o FDA, para apresentar sua defesa na questo.

Na ocasio, o grupo apresentou os procedimentos adotados para o uso do fungicida e os possveis impactos econmicos nos Estados Unidos em caso de restrio ao suco brasileiro, mas ele no detalhou o estudo.

"Apresentamos ao FDA uma srie de argumentos para encontrar uma soluo legal para que o vem sendo discutido. A primeira argumentao que no existe 'safety concern' (risco sade)", disse "... Isso elimina esta questo sobre contaminao, e virou uma questo legal, a maneira como o FDA no admite resduos", afirmou.

Segundo o executivo, o rgo regulador deve apresentar seu parecer na prxima semana.

"O caso mais preocupante como o FDA vai avaliar o concentrado. Se tem alguma coisa que tem que ser estudada o nosso pedido para o concentrado", acrescentou.

O executivo disse ainda que a indstria comeou a estudar alternativas ao fungicida carbendazim, considerando a possibilidade de o FDA determinar tolerncia zero ao carbendazim, mas alertou ao rgo que este um processo que levaria ao menos 18 meses, porque envolve desde gerenciamento dos estoques at os contatos com produtores.

Os Estados Unidos respondem atualmente por 13% das exportaes brasileiras de suco, informou a CitruBR.

"A gente acredita que pode e haver uma sada legal (para a questo) ... com ndices mnimos para o carbendazim", disse o executivo. Ele observou que duas amostras analisadas do Brasil apresentaram nveis abaixo de 10 ppb.

Anlises

O FDA anunciou nesta sexta-feira que trs carregamentos de suco do Brasil foram detidos por vestgios do carbendazim, fungicida considerado ilegal nos Estados Unidos, e ainda far a anlise em mais 40 carregamentos.

As amostras que resultaram positivo para o fungicida eram do Brasil e do Canad. O executivo reconheceu que parte do suco vendido pelos canadenses proveniente de "blend" (mistura) com o produto brasileiro. "Uma parte do suco canadense pode ser brasileiro ... boa parte do suco que consumido l vem do Brasil", acrescentou.

Sobre os carregamentos detidos, Lohbauer disse que uma alternativa enviar o produto para outros mercados, uma vez que mesmo os americanos alertam que o produto no representa ameaa sade, mas ponderou que cabe a cada empresa decidir o destino do suco proibido nos EUA.

O executivo no v risco de rejeio ao suco brasileiro por outros pases, como da Unio Europeia, por exemplo, porque o fungicida est dentro de nveis aceitos no bloco.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 760
Total: 3.918.202
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/