- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtor precisa aprender a calcular quanto custa produzir um litro de leite

03/02/2012
MARCO AURÉLIO BERGAMASCHI
ESPECIAL PARA A FOLHA

A PLANILHA BEM ELABORADA PERMITE IDENTIFICAR SE ALGUM FATOR COMPROMETE O RESULTADO

O pecuarista investe muitos recursos para estruturar a atividade leiteira. Além dos fatores terra e animais, são necessários máquinas, equipamentos, instalações, insumos e mão de obra.

É comum encontrar propriedades que não fazem nenhum controle econômico da produção.

A consequência é a inexistência de dados para orientar a tomada de decisões.

Um controle econômico eficiente pressupõe estabelecer um planejamento financeiro, considerando contas a pagar, a receber, impostos, taxas, fluxo de caixa, taxa de retorno etc.

Como primeiro passo, é imprescindível calcular o custo de produção. Para tanto, é necessário realizar um inventário de todo o capital investido, das despesas realizadas e da renda obtida pela venda de leite, derivados, animais, subprodutos (dejetos) ou prestação de serviços (mão de obra e/ou máquinas e equipamentos).

A atividade leiteira lucrativa é aquela que gera recursos suficientes para: custear a produção, compensar a depreciação de instalações, máquinas e equipamentos, remunerar o capital investido e o trabalho do produtor e ainda gerar lucro.

Toda aplicação de recursos precisa ser minuciosamente avaliada, principalmente os investimentos não produtivos, que não geram aumento de renda, tais como construções, ordenhadeiras e outros.

A planilha de despesas bem elaborada, dividida em itens (como alimentos concentrados, medicamentos, fertilizantes e mão de obra), permite identificar se algum fator de produção está comprometendo o resultado.

Da mesma forma é avaliado o efeito das construções e do valor dos animais sobre o custo total do leite.

Tendo em mãos esses controles é possível calcular o impacto de um novo investimento. A decisão será tomada em bases reais.

A depreciação também deve ser considerada. Máquinas, equipamentos e construções têm vida útil determinada e conhecida. Ao final, o pecuarista deverá ter recursos suficientes para repor ou reparar o bem. Caso contrário, haverá o sucateamento da estrutura produtiva.

E, por último, mas não menos importante, a remuneração da mão de obra familiar. É importante lembrar que ela é responsável pela maior parte do leite produzido no Brasil e não somente precisa como também merece ser valorizada adequadamente.

Além da produção do alimento, origina matéria-prima para a agregação de valor, gera empregos, renda e divisas. E somente sabendo exatamente quanto custa produzir cada litro de leite de qualidade é que o produtor poderá negociar preços, participar da organização da cadeia produtiva e defender os interesses legítimos do setor.

MARCO AURÉLIO BERGAMASCHI é veterinário, doutor e responsável pelo Sistema de Leite da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos - SP).


Folha de São Paulo, 2/2/2012

<<Voltar


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 591
Total: 3.923.096
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/