- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


O Brasil e a agricultura mundial

06/02/2012
Jose Roberto Mendona de Barros Em 28/09/2011 s 16:04

No grfico abaixo, tentei capturar uma imagem da importncia dos principais pases na agricultura mundial. Considerei trs variveis, no crculo azul a esquerda, representando o poder potencial da produo, coloquei os pases com rea agricultvel superior a 140 milhes de hectares. Este grupo composto pelo Cazaquisto, Argentina, Austrlia, EUA, Rssia, ndia, China e Brasil.



Como indicador do tamanho da demanda, usei duas variveis: a populao urbana e o PIB em dlares. No primeiro caso (crculo vermelho), temos a repetio de EUA, Rssia, China e Brasil, alm da Indonsia, do Japo e do Mxico. O terceiro crculo (amarelo), indica os pases com PIB superior a 1 trilho de dlares em 2008. A que aparecem, de novo, EUA, Rssia, China e Brasil, Japo e Mxico, alm de vrios pases europeus: Frana, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itlia.

Gostaria de destacar que:

(1) Do lado da produo (crculo azul), Cazaquisto, Austrlia, China e ndia tm problemas na oferta de gua, de sorte que seu potencial de crescimento tem alguma dificuldade.

(2) A Argentina est cada vez mais fora do jogo global de alimentos, pois, independente de sua riqueza de recursos naturais, a produo de trigo, milho e carne vem encolhendo nos ltimos anos por conta da pssima poltica econmica daquele pas. Apenas a soja escapa desse quadro.

(3) Do lado da demanda, Japo e Mxico so importantes importadores de alimentos, o que lhes d uma certa fragilidade.

(4) Os pases europeus tambm tm cada vez menos importncia no mercado global, dada a sua estrutura fortemente protecionista, que dever ser abalada pelas limitaes fiscais impostas pela crise atual e pela reduo de renda de boa parte dos consumidores europeus.

O quadro deixa claro que os Estados Unidos e os BRIC?s que fazem o jogo agrcola global, tanto do lado da produo (aqui incluindo os biocombustveis) quanto do lado do consumo. Do lado da produo, vale ainda uma ltima observao: como mostra a tabela abaixo, ndia e China praticamente ocupam toda a rea agricultvel, o que coloca no Brasil, Estados Unidos e Rssia um papel ainda mais relevante no plano global.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 436
Total: 3.918.834
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/