- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


EUA mantém veto a suco de laranja brasileiro com fungicida

17/02/2012
AE 16/2/2012

CitrusBR havia pedido a agncia americana flexibilizao nos limites do defensivo qumico carbendazim at junho de 2013

A Administrao de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em ingls) divulgou hoje carta informando que manter os testes para resduos de carbendazim e o veto para o suco de laranja importado que conter limites do pesticida acima do tolervel, em 10 partes por bilho (ppb). A carta foi encaminhada ao advogado Melvin Drozen, representante da Associao Nacional dos Exportadores de Sucos Ctricos (CitrusBR), e uma resposta aos pedidos feitos pela entidade para a flexibilizao nos limites do defensivo qumico at junho de 2013.

O documento, assinado pelo diretor do Centro de Segurana Alimentar da FDA, Michael Landa, desqualifica todas as sustentaes feitas pela CitruBR e pelo advogado ao rgo norte-americano em um encontro ocorrido no dia 26 de janeiro. Uma das sustentaes da indstria brasileira era a existncia de outros contaminantes em alimentos, como traos de metais pesados em sucos de frutas importados pelos Estados Unidos.

Leia: Indstria suspende exportao de suco concentrado aos EUA

No entanto, a FDA informou que, ao contrrio do carbendazim, que aplicado nas frutas pelo homem, esses metais pesados esto no meio ambiente e a contaminao inevitvel. Alm disso, a FDA negou o pedido para que o suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) fosse avaliado para limites 5,8 vezes maiores de carbendazim que o utilizado na avaliao do suco fresco (NFC).

O pedido se baseou no fato de que o NFC tem mais gua que o concentrado e congelado, o que acaba diluindo o pesticida, segundo argumentou a CitrusBR. O FDA informou, ainda, discordar da posio da CitrusBR, exposta na reunio realizada nos Estados Unidos, de que h uma reivindicao na Organizao Mundial do Comrcio (OMC) para que a administrao americana deixe de analisar amostras de suco de laranja em uma base nica, ou seja, considere as diferenas entre FCOJ e o NFC.

Mais: Suco: importaes dos EUA caem 3% em 2011

Segundo a FDA, o fato de ela ter como norma avaliar todo o tipo de alimento importado para testar a presena de resduos acima do limite atende s obrigaes dos Estados Unidos junto OMC. Por fim, a FDA informa ter analisado os apelos feitos com base no estudo do professor especializado em comrcio internacional Thomas Prusa, da Rutgers University, de que o veto ao suco brasileiro pelos Estados Unidos poderia trazer srios impactos econmicos para os norte-americanos.

O rgo reconhece que poder haver impacto, mas informa que o pedido esbarra na lei norte-americana que impede o uso de pesticidas proibidos, como o carbendazim, e na prpria funo da FDA. "Sem a fiscalizao, no poderamos garantir que a oferta de alimentos est protegida contra os resduos qumicos ilegais de pesticidas em alimentos importados e, se nossa ao inconsistente, haveria uma vantagem injusta aos que no tomaram as medidas necessrias para garantir que a comida oferecida para a venda nos Estados Unidos est em conformidade com a lei", completa.

Outro lado

Por meio da assessoria de imprensa, a CitrusBR informou que j esperava a deciso da FDA e que as indstrias associadas entidade j tomaram as providncias logsticas para se adequarem s exigncias do rgo. Ontem, o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer, informou que a indstria suspendeu o envio de suco concentrado aos Estados Unidos e vai exportar apenas NFC para aquele mercado.

Cargas

A FDA informou hoje tambm o aumento de 23 para 24 no nmero de cargas de suco rejeitadas de suco de laranja importado pelos Estados Unidos, com limites de carbendazim acima do permitido. Os dados constam da atualizao semanal das avaliaes feitas pela FDA e incluem as anlises realizadas desde o incio de janeiro. Das cargas rejeitadas, 12 so do Brasil, o mesmo nmero da semana passada. Quatro dessas cargas foram recusadas e oito detidas.

Tambm: Brasil suspende venda de suco concentrado para os EUA

As cargas detidas esto sujeitas recusa e o importador tem de comprovar FDA que a bebida est compatvel com a admisso. Alm das cargas brasileiras, outras 12 so do Canad - que normalmente importa o suco de laranja brasileiro e o reexporta para os Estados Unidos - uma a mais que na semana anterior.

Em testes apresentados as cargas detidas e recusadas tinham limites de carbendazim - princpio qumico de fungicidas proibido nos Estados Unidos desde 2009 - acima das 10 partes por bilho (ppb) permitidas pela FDA. De acordo com o rgo sanitrio dos Estados Unidos, desde o comeo de janeiro amostras de 104 cargas de suco de laranja, concentrado e congelado (FCOJ) ou no concentrado e congelado (NFC), foram analisadas e 71 deram negativo para resduos de carbendazim acima do limite permitido, ante 63 no boletim da semana passada. Das 71 cargas negativas at agora, 57 j foram liberadas.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 422
Total: 3.918.820
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/