- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Fechamento da Citrovita aumentará concentração de laranja na região

05/03/2012
Associtrus cita fuso como fator determinante nas demisses em Mato, SP. Para associao, indstria j dava sinais de problemas no processamento.

Thaisa FigueiredoDo G1 Araraquara e Regi

O fechamento da unidade da Citrovita, indstria de suco de laranja em Mato, no interior de So Paulo, implicar em uma maior concentrao de laranja na regio, segundo a Associao Brasileira de Citricultores (Associtrus). A Citrovita alegou que decidiu promover uma reestruturao na unidade industrial, que no ir operar no processamento da safra de laranja de 2012/2013. Ao todo, 173 funcionrios sero dispensados at maio deste ano.

A indstria tambm adere o encerramento das atividades ao excesso de frutas no mercado e falta de uma estrutura para a realizao do estoque. Para a Associtrus, a fuso entre a Citrovita, do grupo Votorantim, e a Citrosuco, do grupo Fisher, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econmica (Cade) em 2011 determinante no fim das operaes em Mato.

De acordo com o presidente da Associtrus, Flvio Viegas, o produto dever sofrer uma desvalorizao, frente ao setor industrial cada vez mais reduzido. Houve uma ampliao da safra no ltimo ano e a indstria j no apresentava capacidade ideal para processar no mesmo ritmo, j que houve uma boa recuperao nos pomares, afirma.

Dados de dezembro do Levantamento Sistemtico da Produo Agrcola (LSPA), mostram que em 2011 houve um aumento de 2,08% na safra da laranja em comparao a 2010.

Segundo pesquisa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produo de laranja para a safra 2011/12 estava estimada em 377,065 milhes de caixa de 40,8 kg, superior a colheita da safra anterior em 18,38% que foi de 322,170 milhes de caixas de 40,8 kg. Outro fator colaborou para o bom desempenho da produo - a perda menor estimada (6,321 milhes de caixas) em relao a anterior (24,012 milhes de caixas), com reduo de 17,691 milhes de caixas no prejuzo.

Fuso

A fuso das empresas Citrovita e Citrosuco aprovada em dezembro de 2011 pelo Cade considerada determinante pelo atual momento, segundo o presidente da Associtrus. O fechamento da unidade em Mato s comprova que os argumentos para a fuso eram falsos, j que haver um forte impacto sobre a gerao de empregos e de renda. Os citricultores ficam divididos entre apenas duas empresas a Citrosuco/Citrovita e a Cutrale. Isso no aconteceria se houvesse concorrncia, afirma Viegas.

Na ltima semana, a Citrovita demitiu 111 funcionrios e outros 62 devero ser desligados at maio. Apenas 19 funcionrios sero remanejados para outras unidades. O Sindicato dos Trabalhadores nas Indstrias de Alimentao de Mato tambm culpa a fuso pelas demisses.

A Citrosuco ocupava a segunda posio no ranking das maiores exportadoras de suco de laranja do mundo, e a Citrovita (Votorantim) a terceira. A fuso acarretou na superao da Cutrale, com sede em Araraquara, no interior de So Paulo, at ento lder nas exportaes no Brasil.

Nesta quinta-feira (1), uma assembleia entre o sindicato e os trabalhadores demitidos discutiu as requisies que devero ser apresentadas em uma contraproposta, que ser enviada a Citrovita.

Exportaes

O fechamento da Citrovita, em Mato, ocorre em um momento delicado para o setor de suco laranja. A queda nas exportaes resultou em uma diminuio de 30% do faturamento do mercado nacional. Em janeiro deste ano, os citricultores brasileiros arrecadaram US$ 171,7 milhes, contra US$ 245,7 milhes faturados no mesmo perodo em 2011.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comrcio Exterior (Secex), rgo ligado ao Ministrio do Desenvolvimento, e preocupam os citricultores da regio de Araraquara. Alm do menor faturamento, a Secex aponta que o volume exportado em janeiro deste ano atingiu 176,5 mil toneladas, uma queda de 18,96% em relao s 217,8 mil toneladas de 2011.

A queda na receita ocorreu justamente no ms em que os Estados Unidos anunciaram retirar os fungicidas aplicados h 20 anos nos pomares brasileiros.


http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/03/fechamento-da-citrovita-aumentara-concentracao-de-laranja-na-regiao.html

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 423
Total: 3.918.821
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/