- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


RELEMBRANDO: definida a criação do Consecitrus

27/03/2012
30 de maro de 2011 | 16h34
Fernanda Yoneya

O secretrio de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo, Joo Sampaio, e representantes da cadeia produtiva citrcola reuniram-se ontem, em So Paulo, e definiram a criao do grupo tcnico para discusso dos parmetros de remunerao dos produtores de laranja. Informalmente chamado de Consecitrus (tomando como base os moldes do Consecana), o grupo ser coordenado pelo professor Alexandre Mendona de Barros, da MB Associados.

Segundo informaes da Secretaria de Agricultura paulista, na reunio ficou estabelecido que as entidades indicaro tcnicos da rea financeira para participar do grupo. O secretrio Joo Sampaio continua como coordenador dos trabalhos com as entidades representativas. Toda e qualquer definio tcnica passa pelo referendo das entidades que formam o Consecitrus, cujo estatuto ser discutido por ns, paralelamente aos trabalhos do grupo tcnico. Nosso objetivo colocar o Consecitrus em pleno funcionamento no segundo semestre, disse o secretrio.

Mendona de Barros, que participou da reviso do Consecana em 2005, explicou que dois conceitos centrais devem basear o grupo, que se reunir semanalmente ou quinzenalmente at o fechamento do modelo. A construo do modelo passa pelo conceito da diviso de riscos e benefcios dentro da cadeia. Queremos encontrar um indicador o mais simples possvel. E sempre lembrando: o Consecitrus de adeso voluntria. Ele s ser forte se for consensual e isso passa pelo nosso trabalho tcnico.

At a criao do grupo tcnico e a discusso do estatuto do Consecitrus foram mais de dez reunies. A agenda da citricultura tem sido construda ao longo destes ltimos quatro anos e vamos prosseguir at que o conselho esteja funcionando a todo vapor, garantiu Sampaio.

Participaram da reunio de ontem a Associao Nacional dos Exportadores de Sucos Ctricos (CitrusBR), Sociedade Rural Brasileira (SRB), Federao da Agricultura do Estado de So Paulo (Faesp) e Associao Brasileira de Citricultores (Associtrus).

Em dezembro, debate na TV Estado promovido pelo suplemento Agrcola recebeu o secretrio Joo Sampaio; o diretor do Departamento de Citricultura da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gasto Crocco; o presidente da CitrusBR, Christian Lohbauer; o presidente da Associtrus, Flvio Viegas; o diretor-corporativo da Cutrale (a maior empresa de suco de laranja do mundo), Carlos Viacava, e o presidente do Sindicato Rural de Bebedouro (uma das principais regies citrcolas do Estado), Jos Osvaldo Junqueira Franco.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 745
Total: 3.918.187
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/