- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Entidades trocam acusações sobre contrato da citricultura

24/04/2012

Troca de acusações entre Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e a Associação Nacional do Exportadores de Sucos Cítricos (Citrus BR) marcou o anúncio de instalação do contrato Consecitrus e pode repercurtir na decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que deve analisar a proposta do novo contrato.

A Faesp veiculou nota em seu portal da internet (www.faespsenar.com.br) alegando estranhar divulgação sobre a assinatura do Consecitrus na semana passada sem a participação da entidade, o que teria colocado em dúvida a transparência do processo. O presidente executivo da Citrus BR, Christian Lohbauer, contestou as acusações e afirmou que desde 1994 - com o encerramento do contrato padrão - nada foi feito para que a citricultura avançasse e que a associação vai seguir adiante com parceiros que estejam dispostos a modernizar o setor.

De acordo com a Faesp, as tratativas com a indústria de suco de laranja estavam abertas e não houve nenhum fato novo, “conforme afirmações feitas em duas ligações dos industriais negociadores para o presidente da Faesp”, na tarde de 18 de abril último. Lohbauer disse que as negociações caminhavam até o momento que o presidente da Faesp, Fábio Meirelles, teria vetado a indicação de João de Almeida Sampaio, para o cargo diretor executivo do Consecitrus. “Tinha várias pessoas na sala que assistiram o que aconteceu”, disse.

A Faesp atribuiu às indústrias a indicação de Sampaio para o cargo de diretor executivo e classificou como difamatórias, infundadas e contraditórias as declarações a feitas pela Citrus BR. “É preciso esclarecer que em momento algum a Faesp vetou o nome indicado pela indústria; apenas defendeu que a nomeação do diretor executivo seja realizada após a análise do estatuto pelo Cade, para a formalização do Consecitrus entraria em vigência para a safra de 2013”, informa a nota.

A Faesp afirmou também que Sampaio mantém contrato de prestação de serviços à Citrus BR, o que implica conflito de interesses. Sampaio confirmou a prestação de serviços, mas em favor da elaboração e implantação do contrato e disse que não entraria num bate-boca via imprensa com Meirelles, argumentando que a Consecitrus permanecerá aberta a participação de qualquer entidade ou citricultor.

Lohbauer enfatizou que a prestação de serviços ocorreu depois que Sampaio saiu da secretaria. “Cumprida a quarentena, prestou serviço como consultor, fazendo contato com os citricultores, algo que não tinha como eu fazer”. Ele defendeu a indicação de Sampaio e lembrou que, em outubro de 2010, Sampaio, ainda secretário, deu início à discussão do Consecitrus.

Outro ponto contestado pela Faesp seria o condicionamento, por parte da indústria, da assinatura à nomeação do diretor no mesmo ato, sem antes discutir a estratégia de gestão que seria por ele implantada e que, nos termos do artigo 23 da minuta de estatuto negociada entre Faesp e CitrusBR, precisaria ser imparcial e sem qualquer interesse conflitante.

Lohbauer afirmou que desde a criação da Citrus BR, em 2009, as entidades que dizem representar os produtores de frutas têm desclassificado uma a outra, argumentando ser em os representantes dos citricultores. Na nota disponibilizada no site, a Faesp afirma ter a legitimidade de representar os produtores rurais paulistas, congregando em sua base filiada formal 237 sindicatos rurais e 320 extensões de base.


Fonte: Diário da Região
Reportagem: Carlos Eduardo de Souza
Data: 24/04/2012


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1704
Total: 3.911.696
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/