- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Editorial +


A nossa responsabilidade

15/02/2012

O individualismo, o fatalismo, o oportunismo , a falta de organização têm caracterizado o comportamento dos citricultores, o que tem possibilitado e aumentado as distorções e as assimetrias na nossa cadeia produtiva.

Nestas duas últimas décadas, o que vimos foi a transferência de renda e de patrimônio dos produtores para as indústrias, que cresceram à custa das perdas geradas aos citricultores, que não entenderam que se não se organizarem esse processo vai- se perpetuar.

Os oportunistas, que pensam que haverá um momento em que o processo será revertido quando os “incompetentes” forem expulsos do setor e a matéria-prima escassear, não percebem que as esmagadoras não competem entre si e, sem concorrência e altamente verticalizadas, continuarão a utilizar a fruta de terceiros para reduzir o preço da matéria- prima e justificar os baixos valores de registro das exportações e acumulação de lucros no exterior, livres de impostos, como têm feito nas ultimas décadas.

O fortalecimento de entidades independentes e respeitadas, fortes econômica e politicamente, é o primeiro passo neste processo. A Associtrus tem uma longa história e, apesar de alguns percalços, vem demonstrando que, mesmo sem contar com todo apoio necessário, é possível conseguir importantes mudanças. Porém precisamos agregar mais produtores para aumentar nossa capacidade e poder de atuação.

Sabemos que muitos produtores temem a retaliação das esmagadoras caso sejam identificados como membros da Associtrus e, por esta razão, propomos que os que entenderem a importância da organização contribuam de forma sigilosa através de depósito em conta corrente na agência 3188 (Credicitrus) / Banco 756 / Conta Corrente: 12.845-7. CNPJ: 48.029.375/0001-00.

A negociação do Consecitrus é um exemplo de atuação derivada da ação da Associtrus, mas para que os resultados sejam positivos é preciso contar com a participação de técnicos, advogados, comunicadores, entre outros especialistas, além da participação e apoio politico dos produtores, o que exige recursos e mobilização da classe.

Cada produtor precisa convencer-se de que a responsabilidade com o sucesso é de todos e que ninguém pode eximir-se.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1258
Total: 3.907.721
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/