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Como o cartel da laranja age sobre citricultores

31/05/2012

Enviado por luisnassif, qua, 23/05/2012 - 10:37

Cartelização prejudica citricultores brasileiros Por João Paulo Caldeira, no Brasilianas.org
Da Agência Dinheiro Vivo

Líder em exportação de suco de laranja, produtores rurais brasileiros sofrem com concentração no setor, que provoca imposição de contratos unilaterais, pagamento de preços abaixo de custo e tem feito com que a laranja seja substituído por outros insumos agrícolas, principalmente no norte do estado de São Paulo, tradicional região citrícola.

Estas são algumas das conclusões trazidas por Flávio de Carvalho Pinto Viegas, presidente da Associação Brasileira de Citricultores, a Associtrus, em sua palestra no 23º Fórum de Debates Brasilianas.org, realizado na última semana pela Agência Dinheiro Vivo e que abordou os desafios do agronegócio brasileiro.

O presidente da Associtrus mostrou a importância da cadeia produtiva da citricultura no país, que gera em torno de US$ 2 a 3 bilhões por ano. Segundo os dados trazidos por Carvalho, o mercado mundial de sucos tinha um valor na faixa de US$ 79 bilhões em 2009, com previsão de crescimento de 3,4% ao ano, devendo atingir o patamar de US$ 93 bilhões em 2014. Dentro do mercado de sucos, a liderança é do sabor laranja, com 35%, seguido pelo sabor maçã, com participação de 16%.

O Brasil é o primeiro no ranking das exportações de suco laranja, com uma fatia de 60% do mercado mundial. Os Estados Unidos aparecem na segundo posição, com 29%. A diferença é que a produção norte-americana, concentrada basicamente no estado da Flórida, é voltada para abastecer o mercado interno, e, mesmo assim, não é o suficiente, fazendo com que o Brasil exporte para lá.

A grande possibilidade de crescimento vem dos países emergentes. O mercado europeu está estabilizado e não deve crescer, e a tendência norte-americana é de contração.

Apesar disso, Flávio apresentou um gráfico das exportações brasileiras, que estão estabilizadas e com queda nos últimos anos. Segundo o presidente da Associtrus, a principal causa é uma perda na produção neste período, decorrente de problemas sanitários, e, principalmente, às distorções presentes no setor, como concentração, verticalização da produção e imposição de preços abaixo de custo aos produtores. Com isso, a oferta caiu e os preços subiram significativamente.

O presidente da Associtrus comentou sobre a concentração no setor de sucos de laranja e como isto está prejudicando o produtor. São três empresas que controlam todo o mercado brasileiro (Citrosuco, Cutrale e Dreyfus) e também o mercado mundial. Detém 50% do mercado da Flórida, e estão associadas com as grandes engarrafadoras de sucos (por ex., Coca-Cola). "Com o poder que adquiriram, estão excluindo as concorrentes, impondo preços aos produtores e verticalizando a produção", afirmou Flávio. Além disso, o presidente da Associtrus falou sobre o processo de transferência feito por essas empresas, que "subfaturam o suco, transferindo-o para suas subsidiárias no exterior abaixo do custo de produção".

O representante dos produtores de laranja também contou o caso da Frutestp, uma empresa de cooperados. No começo dos anos 90, as indústrias de suco se uniram para atacar e inviabilizar a Frutesp, provocando uma mudança importante no setor: a indústria, que não tinha produção própria de frutas, hoje tem mais de 50%. "O setor citrícola de São Paulo é de tal forma concentrado que 47% do parque citrícola está em apenas 120 propriedades. Tínhamos cerca de 30 mil citricultores, hoje são cerca de 18 mil, com tendência de redução", ressaltou Flávio.

Alguns efeitos sentidos por esta concentração e verticalização no ramo são a erradicação de mais de 350 mil hectares dedicados aos pomares de laranja, hoje substituídos pela cana-de-açúcar, e redução de empregos gerados, antes uma estimativa de 400 mil e hoje de 230 mil.

Flávio Viegas também puntuou que o relacionamento entre as indústrias e os produtores está longe do ideal. "Impõem contratos unilaterais, com as condições que querem, não remuneram por qualidade. Há constantes quebras de contrato: se o contrato é interessante para a indústria, ela te obriga a fornecer até as últimas caixas, e se deixa de ser interessante eles dão um jeito de dizer que não podem pagar o preço, e pressionam o produtor a rever o contrato ou a sofrer penalidades".

O preço imposto pelas indústrias provoca uma distorção entre o quanto recebe um produtor brasileiro e o quanto recebe o produtor na Flórida. As companhias que comercializam suco exigem R$ 8,00 por caixa, que geralmente tem custo de R$ 18,00. Nos Estados Unidos, a mesma caixa custa US$ 14, e os produtores nacionais pedem US$10. "Achamos perfeitamente razoável ter uma diferença de 2 ou 3 doláres entre a remuneração de lá e aqui, mas a indústria quer pagar 20% ou 30% do que pagam na Flórida". Segundo Flávio, essa prática da indústria tem o objetivo de evitar um conflito no estado norte-americano. "Nós subsidiamos a citricultura na Flórida".

Há, também, um descolamento entre o preço da matéria-prima e o preço final ao consumidor. "Antes de 94/95, os preços vinham colados, se subia na bolsa subia o preço para o consumidor. A partir de 95/96 há um descolamento, com queda do preço da matéria-prima e aumento do preço ao consumidor final". Este aumento também explica a retração do mercado nos EUA.

Por último, Flávio aponta o problema do subfaturamento. Um levantamento feito pela Associtrus mostrou que existe uma diferença de US$ 750 milhões entre o valor de registro do produto aqui no Brasil e o valor no mercado internacional.

Para resolver tais problemas, Carvalho acredita que é necessária uma maior organização dos produtores: "esperamos que organizando melhor este setor, a gente possa ganhar alguma coisa". Além disso, Flávio contou que tem feito inúmeras tentativas de sensibilizar diversas autoridades para o problema, mas que vê uma falta de interesse para combater a cartelização do setor.


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