- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Reunião para discutir "futuro da laranja" termina sem acordo

01/06/2012

31/05/2012 - 10h51 | da Folha.com

JOÃO ALBERTO PEDRINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Terminou sem acordo a reunião realizada nesta quarta-feira no Ministério da Agricultura, em Brasília, para discutir soluções para a crise que atingiu o mercado da laranja em 2012.

A queda nas exportações ocasionadas pela diminuição do consumo no mundo, o estoque elevado de suco nas indústrias e a superoferta da fruta podem fazer com que uma boa parte da safra estrague nos pomares.

O encontro, costurado pela câmara setorial de citricultura do ministério, contou com participantes da indústria, dos produtores e do governo. Sem uma decisão, os envolvidos na cadeia produtiva devem participar de uma nova rodada de negociações na semana que vem.

A Citrus-BR (Associação Nacional dos Fabricantes de Sucos Cítricos), que reúne três grandes empresas exportadoras do produto (Citrosuco/Citrovita, Cutrale e Louis Dreyfus), estima que a capacidade de processamento da safra será de 247 milhões de caixas (40,8 kg), de um total de 364 milhões.

Edson Silva/Folhapress



Se o consumo "in natura" se mantiver na faixa dos 34 milhões, como em 2011, restará o excedente de 83 milhões de caixas.

O presidente da câmara setorial de citricultura do Ministério da Agricultura, Marco Antonio dos Santos, afirmou que o encontro foi promovido para decidir o que fazer para "salvar" essas caixas que vão sobrar nos pomares.

"Algumas alternativas foram propostas e agora as indústrias vão analisar o que foi apresentado. Buscamos um consenso, uma saída equilibrada. Esperamos que haja bom senso para que não se registre prejuízos significativos", disse. Ele afirmou ainda que as possibilidades colocadas à mesa não poderiam ser divulgadas.

O presidente da Associtrus (Associação Brasileira de Citricultores), Flávio Viegas, que também participou da reunião, confirmou que foram apresentadas algumas saídas para tentar amenizar a atual situação de crise e que "espera uma participação mais efetiva do governo".

A Folha apurou que uma das alternativas é a prorrogação da LEC (Linha Especial de Crédito) lançada no ano passado para garantir, com o financiamento da estocagem de suco, o escoamento da produção recorde.

De acordo com o presidente da Citrus-BR, Christian Lohbauer, essa medida não seria tão favorável no momento. Outra hipótese seria a participação da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) na compra de laranja.

"Cada um [representantes de produtores e indústrias] levou uma 'lição de casa', com algumas propostas. Somente juntas, as medidas poderão surtir algum efeito. Agora, vamos discutir para fechar um acordo e apresentar ao governo", afirmou Lohbauer.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
  " />
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 623
Total: 3.923.128
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/