- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


A paralisação da Branco Peres e o desemprego

11/06/2012

04/06/2012 por Tribuna

Amigos e amigas de Taquaritinga

A notícia do fechamento dos postos de trabalho da indústria Branco Peres, antiga Royal Citrus, caiu como uma bomba esta semana entre os citricultores e funcionários da empresa de Taquaritinga.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Cutrale, a paralisação das atividades na cidade, se deve à “queda baseada na situação atual do mercado citrícola com previsão de nova safra elevada de laranja e níveis altos de estoques de suco, decorrentes da safra recorde do ano passado, e da retração do consumo mundial de suco de laranja”.

Disse também o comunicado que a empresa só funcionou em Taquaritinga, para “ampliar o atendimento aos produtores da região em decorrência da supersafra do ano passado. Porém, a situação atual não justifica o processamento de frutas naquela unidade neste ano”.

Por outro lado, a Cutrale informa que as indústrias de Araraquara, Colina, Conchal e Uchoa “terão acréscimo médio de mão de obra de aproximadamente 20%, comparado com o quadro de colaboradores da safra anterior, pois a empresa está implantando mais uma equipe para trabalhar em turnos de revezamento”. Dá para entender?

A Cutrale também informa que “dentro do possível, irá transferir alguns colaboradores de Taquaritinga para outras unidades fabris da empresa, o que contribuirá para reduzir o número de desligamentos”.

Ou seja, mais uma vez o município é relegado a segundo plano, novamente a gente se vê a reboque de outras cidades. O resultado é o desemprego tomando proporções alarmantes.

Precisamos mudar esse jogo. Encarar a situação de frente, olho no olho.

O ideal é a criação e apoio total à agricultura familiar. Ou seja, é o próprio trabalho da família que seria responsável pela geração de valor, diferente da agricultura patronal, na qual há uma relação típica de exploração de trabalho alheio de empregados ou trabalhadores assalariados.

A agricultura familiar, em convênio com o programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), possibilitou nos últimos anos o crescimento acelerado da produção, da renda e da qualidade de vida dos agricultores familiares.

O Mais Alimentos é uma linha de crédito especial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) - criada para financiar o maquinário de propriedades familiares e modernizar a produção.

Em menos de quatro anos, o programa já financiou, entre outras coisas, mais de 44 mil tratores, 4 mil veículos de transporte de cargas, 300 colheitadeiras de grãos e dez mil itens de equipamentos de pecuária leiteira, beneficiando mais de 150 mil famílias em todo Brasil.

Esta linha de financiamento da agricultura familiar, criada em 2008, possibilita que agricultores familiares de todo o país recebam crédito de até R$ 130 mil a 2% de juros ao ano, até três anos de carência e dez anos para pagar. É um dos programas que colaboraram para retirar da extrema pobreza cerca de 4,8 milhões de agricultores familiares.

O Mais Alimentos é uma ação estruturante que permite ao agricultor familiar investir em modernização e aquisição de máquinas e de novos equipamentos, correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem.

Investir na agricultura familiar é essencial contra a fome e gera emprego e renda no campo.

Outras propostas contra o desemprego são a criação de incubadoras de empresas, parcerias com a nossa Fatec nas áreas de agronegócio e tecnologia, e massificação de cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional oferecidos pelo SENAC, SENAI e Sebrae.

Também sugerimos a implantação do turno integral, se preciso de até 12 horas nas escolas e creches para investir na educação dos alunos e oferecer condições à mãe trabalhadora de arrumar um emprego para contribuir com a economia do lar.

Esses temas merecem um destaque especial e a gente pretende abordá-los em outras oportunidades.

VANDERLEI MARSICO
vmarsico@intercanal.com.br


Fonte: http://www.tribunataquaritinga.com.br/noticia/11400/taquaritinga-conectada-ao-futuro-vanderlei-marsico


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 529
Total: 3.922.098
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/