- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cutrale anuncia fechamento de fábricas de suco de laranja em SP

12/06/2012

Decisão se deve ao estoque elevado da safra de 2011, diz comunidade. Situação afeta 123 trabalhadores das cidades de Itápolis e Taquaritinga.

Do G1 Araraquara e Região

A Cutrale anunciou que vai interromper as atividades no processamento de laranja na fábrica de Itápolis e de Taquaritinga, ambas no interior de São Paulo. A decisão afeta 123 trabalhadores das duas cidades. A empresa diz que pretende transferir alguns colaboradores das unidades afetadas para reduzir o número de demissões, que já passa de 70.

Segundo o comunicado oficial, a “decisão é baseada na situação atual do mercado citrícola com previsão de nova safra elevada de laranja e níveis altos de estoques de suco, decorrentes da safra recorde do ano passado, e da retração do consumo mundial de suco de laranja”.

Para o presidente do conselho da Associação Brasileira dos Citricultores (Associtrus), Renato Queiroz, a fusão entre a Citrovita, do grupo Votorantim, e a Citrosuco, do grupo Fisher, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em 2011 é determinante no fim das operações.

“Hoje produtor está nas mãos de três indústrias fortemente organizadas e com todo o apoio do Governo Federal. Não é a primeira e nem será a última, é uma repetição que ocorre desde 1999. O governo não julga, não pune. Vão fechando as fábricas, uma a uma, e a situação deve continuar assim”, diz.

Justificativa
A Cutrale diz que a fábrica de Taquaritinga operou em regime de comodato pela empresa na safra anterior com o objetivo de ampliar o atendimento aos produtores da região por conta da supersafra do ano passado. A situação atual, porém, não justifica o processamento de frutas nessa unidade em 2012. A unidade conta com 43 colaboradores, sendo que 36 já cumprem aviso prévio.

Sobre a fábrica de Itápolis, a atual suspensão das operações para a safra deste ano se justifica pela menor capacidade de processamento da unidade. Na fábrica há ao menos 80 colaboradores, sendo que 37 cumprem aviso prévio.

O presidente do Sindicato da Alimentação de Catanduva (Sinal), João Agostinho Pereira, espera que os trabalhadores demitidos sejam recontratados na próxima safra. “A Cutrale tem várias pequenas unidade produtoras.

Eventualmente elas param um ano, mas no outro recontrata novamente. Por isso a nossa expectativa é que entre maio e junho de 2013 essas pessoas voltem à ativa”, diz.

De acordo com o ele, a única ação do sindicato a princípio será a de acompanhar que todos os trabalhadores recebam os seus pagamentos e benefícios.

A Cutrale pretende transferir alguns colaboradores das unidades afetadas para reduzir o número de demissões.


Fonte:
http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/06/cutrale-anuncia-fechamento-de-fabricas-de-suco-de-laranja-em-sp.html


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 383
Total: 3.920.620
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/