- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Código Florestal

14/09/2012
Esta semana foi destinada para iniciar as novas negociações com o Governo, na Câmara e no Senado, quanto a votação da MP 571/2012 que trata do Código Florestal. A tentativa é de um acordo almejando um comprometimento da Presidenta da Republica em sancionar o texto aprovado nas duas casa na sua integra.

Além do acordo, precisa-se de quórum nas duas casas uma vez que véspera de votação os Deputados e Senadores estão em plena campanha eleitoral.

Vale destacar a necessidade de orientação aos produtores sobre as notas nos jornais no tocante a ameaça de autuações aos produtores caso a Medida Provisória perca a vigência.

A Lei 12561/2012 hoje em vigor em seu Artigo 59 § 4o e § 5o deixa claro que:

?§ 4o No período entre a publicação desta Lei e a implantação do PRA em cada Estado e no Distrito Federal, bem como após a adesão do interessado ao PRA e enquanto estiver sendo cumprido o termo de compromisso, o proprietário ou possuidor não poderá ser autuado por infrações cometidas antes de 22 de julho de 2008, relativas à supressão irregular de vegetação em Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito.

§ 5o A partir da assinatura do termo de compromisso, serão suspensas as sanções decorrentes das infrações mencionadas no § 4o deste artigo e, cumpridas as obrigações estabelecidas no PRA ou no termo de compromisso para a regularização ambiental das exigências desta Lei, nos prazos e condições neles estabelecidos, as multas referidas neste artigo serão consideradas como convertidas em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, regularizando o uso de áreas rurais consolidadas conforme definido no PRA.?

Sendo assim, é evidente que a ameaça no tocante a novas autuações ligadas à supressão irregular de vegetação em Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de uso restrito antes de 22 de junho de 2012, pela Lei vigente e independente de Medida Provisória não permite novas autuações.

Já as suspensão das multas já aplicadas estarão suspensas a partir da assinatura do Termo de Compromisso como determina expressamente a nova Lei. No interim entre a publicação da Lei e a assinatura do termo, possivelmente se houver execuções/cobranças dessas multas, estas deverão ser ?discutidas? judicialmente, já que existe precedente na lei de conversão destas em melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente.

Aguardemos o decorrer das negociações para a próxima semana, cuja agenda de possível votação é para o próximo dia 18, no Plenário da Câmara e em sequência na próxima semana no Plenário do Senado conforme comprometimento do Presidente da Casa José Sarney.

Segue a redação final da MP com o acordo da Comissão Mista

Clique Aqui e veja a tabela.

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 627
Total: 3.923.132
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/