- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Consecitrus divulga levantamento de custos de produção de laranja

11/10/2012

Dados também apontam custos de remuneração do setor. Estudo é do Conselho dos Produtores de Laranja e Exportadores de Suco.

Do Globo Rural

O Conselho dos Produtores de Laranja e Exportadores de Suco (Consecitrus), em São Paulo, divulgou um estudo com o levantamento dos custos de produção e da remuneração do setor.

Este é o primeiro ato do conselho, criado em abril deste ano. O modelo, desenvolvido pelo economista Alexandre Mendonça de Barros, parte do valor do produto final, o suco, no mercado internacional para definir os custos da cadeia produtiva da laranja no campo e na indústria.

Ao usar como referência os valores de junho deste ano, logo no início da safra, o produtor gastou R$ 8,60 para produzir uma caixa de 40 quilos da fruta. Levando em conta a cotação do suco na época, a remuneração do agricultor seria de R$ 9,60 por caixa.

O objetivo do Consecitrus é criar para a citricultura o que já existe no setor da cana de açúcar, um acordo entre produtores e indústria para definir parâmetros de preços para os contratos.

O conselho reúne a Citrus BR, a Associação dos Exportadores de Suco e a Sociedade Rural Brasileira. Mas a federação da agricultura do estado de São Paulo não aderiu à entidade e diz que o modelo de preços favorece a indústria.

A federação da agricultura do estado de São Paulo entrou com representação junto ao Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, questionando a criação do Consecitrus.

Fonte: g1.globo.com


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 422
Total: 3.918.820
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/