- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Problema com SP deixa Conab sem estimativa sobre laranja

07/12/2012

Problema com SP deixa Conab sem estimativa sobre laranja No fim de novembro, o governo paulista estimou a produção em 363,9 milhões de caixas, 5,4% inferior ao da safra passada por Estadão Conteúdo



Entendimento entre a Conab e a Secretaria de Agricultura é importante para que o setor volte a contar com o dado oficial da Conab sobre a laranja, que é uma referência para o mercado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) chega ao fim do ano sem divulgar nenhum dos três levantamentos previstos sobre a safra brasileira de laranja 2012/2013. Pelo calendário da Conab, a terceira e última estimativa de safra da laranja deveria ter sido divulgada nesta quinta-feira (6/12) pela manhã, junto com os dados da safra de grãos.

Silvio Porto, diretor de Política Agrícola da Conab, explica que os números relativos à laranja não foram divulgados por causa da falta de entendimentos para renovação do acordo com a Secretaria de Agricultura de São Paulo. "Isto nos trouxe dificuldades e prejuízos" diz ele. A Conab começou a realizar as estimativas da laranja no ano passado, em parceria com o Instituto de Economia Agrícola (IEA) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) , que são subordinados à Secretaria de Agricultura de São Paulo.

Segundo o diretor da Conab, existe disposição tanto do IEA como da Cati para que os levantamentos continuem sendo realizados em conjunto com os técnicos da Conab. Entretanto, diz Porto, "eles dependem da Secretaria de Agricultura". O dirigente afirmou que, "por uma questão interna" do governo paulista, não foi possível renovar o acordo, que é fundamental para viabilizar os levantamentos com a participação do IEA e da Cati.

Silvio Porto disse que a Conab está "fazendo todo esforço" para retomar a cooperação com o governo paulista no próximo ano, mas se não for possível vai buscar alternativas. Ele argumenta que é importante ter um número oficial do governo federal. No fim de novembro, o governo paulista divulgou estimativa de produção de laranja de 363,9 milhões de caixas de 40,8 kg, volume 5,4% inferior ao da safra passada.

O presidente da câmara setorial de citricultura vinculada ao Ministério da Agricultura, Marco Antonio dos Santos, afirmou que o entendimento entre a Conab e a Secretaria de Agricultura é importante para que o setor volte a contar com o dado oficial da Conab, que é uma referência para o mercado.

Fonte: www.revistagloborural.globo.com


<<Voltar


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 755
Total: 3.918.197
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/