- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Deputado Edinho Araújo envia ofício à Câmara Setorial da Citricultura

01/03/2013
O deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), como membro do Comitê Estratégico do Agronegócio e participante da luta por uma melhor remuneração aos produtores de laranja no País, enviou ofício à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura e ao ministro Mendes Ribeiro Filho, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, solicitando à sua diretoria que estude com especial atenção as reivindicações que enumera:

1 - Que sejam feitos estudos junto às áreas técnicas para prorrogação do mecanismo de venda (Pepro), bem como a fixação do preço mínimo por caixa de laranja para a safra 2012/2013, que começará a ser colhida em junho, na variedade mais precoce da fruta (a Hamlin).

Ele acredita que o subsídio do governo federal ao preço da caixa da fruta dará fôlego temporário aos produtores, freando a massiva erradicação de pomares, visível na região Noroeste de São Paulo e em todo o interior paulista, onde se concentra o maior parque citrícola do Brasil.

2 - Estimativa de safra e custo de produção. Tendo em vista a proximidade do início da safra 2013/14, o deputado solicita providências, no sentido de que seja restabelecido o cronograma de estimativas trimestrais da safra. Os citricultores reivindicam que, dado o alto grau de concentração da produção citrícola, os 200 maiores pomares que concentram cerca de 50% da produção citrícola sejam objeto de uma atenção especial. Reivindicam também que, além dos relatórios apresentados pelos produtores, com localização georreferenciada, número de plantas, variedades, idade dos talhões, produção das últimas três safras, e estimativa para a próxima safra, sejam utilizadas técnicas de geosensoriamento, fotogrametria e visitas in loco para dar maior precisão às informações. Para assegurar maior precisão nas estimativas, que se realize um censo do parque citrícola, iniciando-se pelo Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, onde se concentram os pomares comerciais que abastecem as grandes processadoras de citros, pois há enormes divergências entre os números reportados pela indústria e os números oficiais. O deputado quer também informações sobre as razões da suspensão da publicação das estimativas oficiais da safra de laranja nos últimos anos.

3 - Estoques de suco de laranja. Tendo em vista a importância dos volumes de produção e de estoques na formação dos preços dos produtos e a alta concentração industrial e verticalização do setor de processamento de citros, das quais decorre assimetria de informações que lhes confere um enorme poder de mercado, solicitamos medidas no sentido de assegurar aos citricultores maior acesso às informações relevantes do setor.

Edinho Araújo anexou ao ofício reportagens da mídia nacional que reforçam a necessidade de uma solução imediata para a disputa entre indústrias e produtores, única forma de evitar a erradicação continuada dos pomares e a perda de receita nos municípios pequenos e médios que têm na citricultura sua única fonte de receita.

Clique aqui e veja o Oficio 0004/2013

Clique aquie veja o Oficio 0005/2013

Fonte: Associtrus

<<Voltar


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 537
Total: 3.922.106
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/