- Sexta-Feira 19 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Deputado Mendes Thame quer informações do Mapa sobre a situação da citricultura

01/03/2013

O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB/SP) teve aprovado pela Câmara requerimento em que solicita ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, o seguinte:

a) informações sobre o cronograma de estimativas trimestrais da safra e os motivos pelos quais foram suspensas as publicações das estimativas oficiais da safra de laranja nos últimos anos; b) auditoria para levantar os dados de estoque, produção e vendas nos últimos 3 anos, para averiguar a correção das informações e se os estoques financiados nas últimas duas safras foram mantidos; c) informações sobre os beneficiários do Pepro e PEP da laranja, com o nome dos beneficiários, nome da empresa compradora, volume de fruta adquirida e valor unitário da caixa de laranja; d) para que os produtores possam participar com as frutas entregues em janeiro, no próximo leilão, que as corretoras apresentem previamente a lista dos participantes, com os valores unitários e totais das vendas no período, empresa adquirente e número das notas fiscais que comprovem a operação.

Em sua justificativa, o deputado disse que “os citricultores reivindicam que, dado o alto grau de concentração da produção citrícola, os 200 maiores pomares que concentram cerca de 50% da produção citrícola sejam objetos de atenção especial. Além dos relatórios apresentados pelos produtores, com localização georreferenciada, número de plantas, variedades, idade dos talhões, produção das últimas três safras, e estimativa para a próxima safra, sejam utilizadas técnicas de geosensoriamento, fotogrametria e visitas in loco para dar maior precisão às informações”.

Para assegurar maior precisão nas estimativas, Mendes Thame sugere a realização de “um censo do parque citrícola, iniciando-se pelo Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro, onde se concentram os pomares comerciais que abastecem as grandes processadoras de citros, pois há enormes divergências entre os números reportados pela indústria e os números oficiais”.

Tendo em vista a “importância dos volumes de produção e de estoques na formação dos preços dos produtos e a alta concentração industrial e verticalização do setor de processamento de citros, a assimetria de informações daí decorrente e que lhes confere um enorme poder de mercado”, o deputado cobra medidas no sentido de assegurar aos citricultores “maiores acesso às informações relevantes do setor”.

Na safra 2012-13, com base em informações da própria indústria, traçou-se “um quadro alarmante do setor, segundo o qual os estoques no Brasil, no inicio da safra, em julho de 2012 seriam de 555.706t (equivalente a 66º brix), enquanto o USDA, baseado em informações da própria indústria, apontava para um estoque de 205.000t no final de junho de 2012, no relatório publicado em 30/5/2012. No relatório de dezembro de 2012, os números do estoque foram revistos, pelo USDA, sempre fundamentado em informações das processadoras, para 440 mil t. Ainda assim, o estoque apontado pela indústria ficou 26,3% superior à estimativa do USDA”.

Ainda na justificativa do requerimento, Mendes Thame pergunta se os “números apresentados pela indústria são confiáveis e se os estoques, de 320 mil t, financiados com recursos públicos estão sendo mantidos no país, como acordado?”.

Mapa & Laranja Clique aqui e veja.

Fonte: Associtrus


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 316
Total: 3.918.714
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/