- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Senador Suplicy apoia evento da Associtrus e aponta, em Plenário, as dificuldades enfrentadas pelos citricultores

15/08/2013

O apoio do senador Eduardo Suplicy ao setor produtivo citrícola foi demonstrado publicamente nesta quarta-feira (14/8), quando o senador expôs, em Plenário, os problemas enfrentados pelos produtores de laranja. Segundo o senador, somente na última safra, cerca de 20 milhões de árvores foram erradicadas do parque citrícola paulista e mais de 2 mil citricultores foram excluídos do setor.

“Há décadas, os produtores se vêem obrigados a abandonar, pouco a pouco, a atividade por conta da verticalização da produção pelas indústrias de suco de laranja e, consequentemente, dos baixos preços pagos por estas mesmas indústrias pela fruta dos pomares de terceiros. A cartelização das indústrias foi denunciada pelos produtores, que aguardam, há anos, a conclusão das investigações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Apesar de todas as evidências do abuso do poder de mercado, setores do governo se omitem. Essa omissão causa uma “brutal transferência de renda” para as indústrias de suco, aumentando assim as distorções no setor”, lamentou o senador Eduardo Suplicy durante seu pronunciamento.

Ele citou, ainda, outros dados que contradizem os argumentos das indústrias contra os produtores. Os números citados por Suplicy mostram que, embora o volume de suco de laranja exportado tenha se mantido constante entra 200 e 2012, o valor registrado nas exportações cresceu 180%, enquanto os preços pagos aos citricultores caíram cerca de 40%.

“As esmagadoras que pagam na Flórida até US$14 por caixa posta impõem aos citricultores brasileiros preços abaixo de US$ 3 e justificam que os baixos preços são decorrentes de desequilíbrios do mercado. O que realmente ocorre é que a indústria vem deliberadamente excluindo os pequenos e médios produtores à medida que amplia a sua própria produção”, disse o senador lembrando que as reivindicações dos produtores farão parte do Manifesto da Laranja, documento que será elaborado a partir do encontro “Citricultura do Estado de São Paulo: Estrutura e Conjuntura” que será realizado na sexta-feira (16/8), em Bebedouro (SP), sob a organização da Associtrus.

Carol Iha
Assessoria de imprensa da Associtrus
Iha Comunicação
www.ihacomunicacao.com.br
(17) 3342-6887 / 8139-0509


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1342
Total: 3.907.805
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/