- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produtores elaboram Manifesto da Laranja com medidas urgentes para o setor

19/08/2013

Citricultores agendam, para os próximos dez dias, viagem a Brasília para entregar o documento, que conta com mais de duzentas assinaturas, ao ministro da Agricultura.

Reunidos na tarde desta sexta-feira (16/8), no anfiteatro do Centro Universitário Unifafibe, em Bebedouro, mais de duzentos citricultores participaram do Encontro "Citricultura do Estado de São Paulo: Estrutura e Conjuntura", promovido pela Associtrus, e assinaram o "Manifesto da Laranja", documento onde estão descritas as principais reivindicações a curto, médio e longo prazos, extremamente necessárias para a manutenção do setor produtivo.

Há décadas, os produtores se vêm obrigados a abandonar os pomares por conta da verticalização da produção pelas indústrias de suco de laranja e, consequente, os baixos preços pagos pela fruta.

A omissão dos governos (federal, estadual e municipais) gera uma brutal transferência de renda para as indústrias, aumentando as distorções no setor.

O Manifesto objetiva expressar às autoridades públicas constituídas e à sociedade organizada em geral as condições aviltantes que enfrentam os citricultores, bem como reivindicar aos poderes públicos, em todos os segmentos, medidas de apoio para o resgate da citricultura.

Algumas medidas urgentes que constam do Manifesto da Laranja: renegociação de dívidas (securitização), inclusão da laranja na política de preço mínimo e nos leilões de PEPRO; inserção de suco de laranja em programas governamentais; aumentar o percentual de suco de laranja para os néctares, no país; redução de impostos; melhoria do ambiente de negócios, com maior transparência de informações como consumo, estimativa de safra etc.; fortalecimento da representatividade dos citricultores independentes nas negociações do Consecitrus e construção conjunta do modelo final para restabelecer o equilibrío na cadeia; investimento em marketing para promover o aumento do consumo de suco de laranja; entre outras.

São vitais ações de curto prazo para permitir que o citricultor independente mantenha-se competitivo e recupere-se da crise de rentabilidade das últimas temporadas. Além disso, são importantes medidas de médio prazo para melhorar o ambiente de negócios e a competitividade do produtor e medidas de longo prazo como o fortalecimento da defesa fitossanitária e a demanda doméstica pelo suco de laranja.

Os citricultores e colaboradores que assinaram o manifesto solicitam a adoção de medidas que solucionem os problemas que assolam a citricultura, pois sem a imediata implementação de referidas medidas, o setor, em curtíssimo espaço de tempo, se resumirá à produção exclusiva da indústria, caminhado, a passos largos, em direção à bancarrota.

O Encontro contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas os deputados federais Edinho Araújo (PMDB-SP) e Mendes Thame (PSDB-SP); o prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão; o representante da Secretaria de Agricultura de São Paulo, Orlando Melo de Castro; representantes de Sindicatos Rurais; da Comissão de Agricultura da Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo); da Feraesp (Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de São Paulo); e da Amcisp (Associação dos Municípios Citrícolas de São Paulo).

O senador Eduardo Suplicy demonstrou seu apoio aos citricultores através de pronunciamento na tribuna do Senado Federal, no último dia 14 de agosto. Na oportunidade, Suplicy se comprometeu a assinar o Manifesto, que serviu para mostrar que a insatisfação ultrapassou o limite e ações concretas e urgentes precisam ser tomadas.

Para o presidente da Associtrus, Flávio Viegas, o caminho para conseguir o apoio das autoridades é a organização dos produtores nas associações. "Estou muito satisfeito com a presença de mais de duzentos produtores no Encontro e isto demonstra o quanto precisamos unir forças para nos fazer ouvir pelos representantes dos governos constituídos. O próximo passo é agendarmos audiência com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, em Brasília, para entrega do Manifesto", finaliza Flávio.

Depoimentos - Citricultores e autoridades relatam seus posicionamentos sobre o evento e a citricultura no Estado de São Paulo.

Fernando Galvão, prefeito de Bebedouro, fala da importância da implantação do suco na merenda escolar e nos postos de saúde, medidas já adotadas em Bebedouro.



Orlando Melo de Castro,
representante da Secretaria de Agricultura de São Paulo, faz uma avaliação positiva do Encontro e da organização dos produtores para se conseguir uma normatização do setor.



Marcos Mazeti,
presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, alerta para o risco do Estado de São Paulo perder a produção de citros caso medidas urgentes não sejam tomadas.



Mendes Thame (PSDB-SP),
deputado federal, ressalta a importância da mobilização do Congresso Nacional pelos citricultores.



Edinho Araújo (PMDB-SP), deputado federal, frisa o encaminhamento de medidas de apoio à citricultura.



Emerson Fachini, citricultor de Monte Azul Paulista, versa sobre a realidade do pequeno produtor e chama a atenção para a importância da união de forças e apoio do produtor às entidades representativas.



Flávio Viegas, presidente da Associtrus, fala dos próximos passos a serem tomados pela associação.


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 208
Total: 3.921.010
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/