- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Conab vai realizar levantamento do custo de produção da laranja para definir preço mínimo

03/02/2014

Valor atual da caixa de quase 41 quilos é de R$ 10,10

Daniela Castro | Brasília (DF)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai iniciar um levantamento do custo de produção da laranja para definir o novo preço mínimo de garantia. O valor atual da caixa de 41 quilos, que é de R$ 10,10, desagrada o setor produtivo e tem vigência até março. O governo federal também promete fazer uma força-tarefa para em 30 dias liberar os pagamentos do leilões de Prêmio Equalizador de Preço Pago ao Produtor (Pepro) aos produtores referente ao ano de 2012.

Em 2013, problemas burocráticos acabaram impedindo que leilões Pepro fossem realizados. Suspeitas de irregularidades em leilões de 2012 também interferiram para o atraso no lançamento da política. A portaria prevendo os leilões só saiu em 30 de dezembro, quando a safra já estava colhida.

– Houve uma denúncia de que parte dos leilões, que nós fizemos, estariam com problema de comprovação por parte dos produtores. A Conab passou a examinar esses documentos todos e, por conta disso, nós seguramos os leilões. Se há alguma perspectiva de que há uma fraude ou coisa do tipo, a gente suspendeu até que fosse analisado – salienta o diretor departamento de comercialização e abastecimento agrícola do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães.

Segundo o presidente da Câmara Setorial da Citricultura, Marco Antônio Santos, 300 produtores em todo o país ainda têm a receber RS 15 milhões.

– A informação que temos é que a Conab vai liquidar todos esses pagamentos em, no máximo, 30 dias. A gente espera que isso se resolva definitivamente – diz Santos.

De acordo com Guimarães, a Conab vai fazer o levantamento do custo de produção para que o governo decida depois o novo valor do preço mínimo.

– Nós vamos conversar agora sobre o novo preço mínimo. Esse que foi aprovado vale até março. Vamos discutir porque é necessário aprovar preço mínimo e fazer o mesmo trâmite. Vamos fazer uma portaria, a ideia é fazer bem antes esse ano, pois não existe o problema que existia o ano passado e se for preciso nós vamos fazer apoio – destaca.

– Acho que é de extrema importância. Já conseguimos colocar a laranja no PGPM nesses dois últimos anos. Acho que é preciso permanecer nesse em 2014 para termos mecanismos de política de preço – salienta Santos.

O julgamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, previsto para o próximo dia 5, analisará a formação do Conselho de Produtores e Exportadores de Suco de Laranja (Consecitrus), criado em abril de 2012.

Publicado no Canal Rural


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1340
Total: 3.911.332
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/