- Sexta-Feira 10 de Maio de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Fundecitrus inicia levantamento de campo para estimativa de safra

27/10/2014

Pesquisa de Estimativa de Safra utilizará, além dos dados de campo, imagens de satélites; divulgação deve ocorrer no mês de maio

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) confirmou nesta sexta, dia 24, que iniciará na próxima segunda, dia 27, o levantamento de campo para apurar a produção de citrus do Estado de São Paulo e do Triângulo Mineiro.

A Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) utilizará, além dos dados de campo, imagens de satélites para determinar o número de árvores, o tamanho e as características das propriedades de citrus e as estimativas oficiais da safra de laranja da principal região citrícola e produtora de suco de laranja do Brasil.

Até fevereiro de 2015, 30 agentes do Fundecitrus passarão por 600 municípios e medirão todos os talhões do cinturão citrícola para apurar área, espaçamento, além do número de árvores produtivas e improdutivas. As informações serão cruzadas com imagens de satélite já apuradas entre maio e outubro deste ano.

A estimativa de safra da pesquisa terá ainda árvores escolhidas, de acordo com variedade, região e idade, para serem derriçadas (inteiramente colhidas) com autorização do citricultor, que será reembolsado pelos frutos.

A primeira estimativa oficial de safra deve ser divulgada no mês de maio, com atualizações em setembro e novembro. A partir de 2016 haverá uma estimativa prévia em fevereiro.

Além do Fundecitrus, o levantamento terá o apoio metodológico da Secretaria de Agricultura para tornar o levantamento oficial, e ainda contará com a participação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), órgão correspondente ao Ministério da Agricultura norte-americano, que chancelará a estimativa.

O objetivo da PES é obter um índice oficial e unificado, que tenha a participação de todos os agentes da cadeia produtiva, com confiabilidade e segurança, que possa contribuir para o fim de especulações de mercado, segundo o Fundecitrus.

– A PES dará grande contribuição e trará melhoria na confiabilidade dos dados essenciais para a citricultura. As informações irão facilitar a decisão sobre quais variedades plantar e aumentar a credibilidade da estimativa de safra, uma vez que será feita em conjunto por todos os elos do setor, com o endosso dos governos dos principais produtores de citrus do mundo – informou o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Mônaco.

Fonte: Canal Rural | 24 de Outubro de 2014


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1315
Total: 3.937.131