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O mercado mundial de sucos

15/04/2015

A AIJN,Associação Europeia dos Produtores de Suco de Fruta, publica bianualmente um importante trabalho denominado LiquidFruit Market Report. No último documento, publicado em 2014 com dados de 2013, temos uma fotografia do mercado mundial de sucos.

O mercado global de sucos de frutas tem um volume de 38,9 bilhões de litrose um faturamento de 94,3 bilhões de euros.



Chama a atenção o mercado da Ásia/Pacífico, que já é o terceiro mercado e a expectativa é de que continue crescendo, devendo superar a União Europeia em 2017.

Entre 2011 e 2013 o volume comercializado reduziu 2,3% maso valor do faturamento do mercado cresceu 4,5%.Destaca-se o crescimento, em valor, dos mercados da Ásia/Pacifico e África/Oriente Médio.

O suco de laranja é o líder nos principais mercados: o sabor laranja tem uma participação de cerca de 40% no mercado total de sucos. O Brasil lidera a produção e a exportação mundial de suco de laranja.

Acompanhando a queda mundial do mercado de sucos, o consumo do suco de laranja também vem apresentando retração, porém as causas diferem, principalmente na área de produção. A queda da demanda segue a queda da produção, mas os preços ascendentes do valor dos registros das exportações brasileiras, do preço da laranja na Flórida e do preço do suco de laranja ao consumidor indicam uma demanda reprimida.

São Paulo e Flórida são responsáveis por mais de 86% da produção mundial de suco de laranja e as três maiores empresas do setor que operam em São Paulo e na Flóridacontrolam mais de 70% dessa produção.

O poder de mercado dessas empresas pode explicar as enormes distorções observadas nesse setor. Ao olharmos os dados do mercado norte-americano, maior mercado individual de suco de laranja, vemos que embora a laranja esteja sendo remunerada acima de US$ 2 /lbss, o suco de laranja tem sido negociado na Bolsa de NY por preços significativamente menores, abaixo ainda do custo de produção que tanto em São Paulo como na Flórida supera US$1,5/lbss.Estes números significam que, enquanto o custo da caixa de laranja, tanto em São Paulo como na Flórida está na faixa dos US$ 9, os produtores da Flórida estão recebendo cerca de US$14/cx e os produtores paulistas menos de US$4/cx ou seja menos de US$0,70/lbss, uma diferença que sugere que os citricultores brasileiros estão subsidiando este mercado.

Flávio Viegas

Presidente da Associtrus


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