- Terça-Feira 16 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Produção de suco de laranja do Brasil cairá 28% na safra 15/16, diz indústria

20/05/2015
A produo de suco de laranja do Brasil na temporada 2015/16 dever cair para 810 mil toneladas equivalentes congelado e concentrado, ante 1,122 milho de toneladas no perodo anterior, com uma queda da safra da fruta destinada indstria, estimou tera-feira (19/5) a CitrusBR, associao que rene as maiores exportadoras do produto do Brasil. "Tem um gap de 310 a 311 mil toneladas a menos que no ano passado.... Aconteceu o que todo mundo pensava que iria acontecer. A gente tem uma safra menor", afirmou o diretor-executivo da associao, Ibiapaba Netto, tera-feira (19/5). "Isso deve impactar nos estoques de junho de 2016", estimou o diretor-executivo. A reduo da produo no maior exportador global de suco de laranja ocorre em um momento de baixos preos do suco no mercado global. O produto negociado na bolsa de Nova York est cerca de 50 mais barato ante o pico do incio de 2012, o que vem desestimulando o plantio de pomares.

A safra de laranja 2015/16 de So Paulo e do sul de Minas Gerais, onde est situada indstria de suco do Brasil, foi estimada nesta tera-feira em 279 milhes de caixas de 40,8 kg, informou o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), associao privada mantida pelos citricultores e pela indstria de suco.

Mas, segundo Ibiapaba Netto, a indstria dever processar em 15/16 apenas cerca de 220 milhes de caixas do total estimado na safra, sendo a diferena - aproximamente 60 milhes de caixas - ficando para o mercado interno de fruta in natura. "Vai ter uma oferta de fruta de terceira e quarta floradas que a gente (indstria) no usa, pois uma fruta com pouco suco", explicou o diretor-executivo.

Na safra anterior, a indstria processou 250 milhes de caixas de laranja, segundo a CitrusBR. Um menor processamento da fruta no maior exportador global, em tese, poderia ajudar numa recuperao dos preos do suco no mercado internacional. O setor tem sido atingido nos ltimos anos pela concorrncia de outras bebidas, o que tem pressionado as cotaes. Esta a primeira estimativa de safra feita pelo Fundecitrus. No h, portanto, comparativo com anos anteriores.

As projees foram divulgadas em evento na sede do Fundecitrus, em Araraquara, no interior paulista.

Fonte: Gustavo Bonato e Roberto Samora/ Reuters

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 147
Total: 3.916.822
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/