- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Mais e melhores frutas

08/10/2015

A Fruticultura é um segmento de importância crescente na agricultura. Essa atividade apresenta uma enorme capacidade de estimular os pequenos e os médios produtores e a agricultura familiar. A produção de frutas destacou-se nos últimos anos, tanto na produção in natura quanto como insumo na industrialização de sucos, néctares e polpa. Isso deve-se a nossa diversidade climática e ao desenvolvimento tecnológico do cultivo e de colheita.

A sociedade se mobiliza cada vez mais por alimentos saudáveis e o consumo de frutas deve se ampliar, capazes de combater o excesso de peso e obesidade, reduzindo substâncias calóricas e prevenindo doenças. Teremos que acompanhar isto redobrando cuidados para evitar substancias tóxicas e garantindo a saudabilidade dos produtos.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo. Das mais de 500 variedades de frutas produzidas no país, as produções de banana, laranja, maça, abacaxi e uva representam 67,4% do mercado.

A atividade tem grande importância social, pois gera 5,6 milhões de empregos diretos, o que representa 27% da mão-de-obra agrícola no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf).

Os números apresentados pela Ibraf mostram que, as exportações brasileiras de frutas devem crescer 25% até 2018. Em 2014, o Brasil vendeu U$ 630 milhões. A Europa é grande compradora das frutas brasileiras, importando 63% da nossa produção.

O Estado de São Paulo é referência na produção nacional de frutas. Dados do nosso Instituto de Economia Agrícola (IEA), mostram que, em 2014, foram produzidas mais de 15.171 toneladas de frutas, gerando uma receita de R$ 6,7 bilhões.

A laranja para indústria representa 64% da produção paulista, com 9.666 toneladas e movimentando R$ 2,1 bilhões, seguido da produção de laranja de mesa, com 14%, e banana, com 6%.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio de seus institutos de pesquisa está intensificando as ações de proteção vegetal e apoiando a produção de frutas de qualidade para o mercado interno e externo, seguindo as determinações do governador Geraldo Alckmin.

Nosso IAC desenvolve novos cultivares a cada ano. O programa Citricultura Nota 10, lançado pelo nosso Instituto Agronômico (IAC), é importante para incentivar a produção de citros de mesa, disponibilizando cerca de 60 variedades e porta-enxertos de citros de mesa para serem validados pelos citricultores paulistas.

O nosso Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) possui uma linha de crédito específica para Fruticultura. Somente neste ano já foram firmados mais 46 contratos.

O aumento da produção pode ser impulsionado pelo início da utilização da plasticultura, uma técnica agrícola que “protege o cultivo”. Essa linha de ação será reforçada ao longo dos próximos meses.

O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado, consolidou a confiança do produtor rural no governo de São Paulo. Em sua sexta chamada pública, o número de manifestações de interesse quase triplicou. Saltou de 61 na quinta chamada para 167 nesta última chamada, quase a soma das cinco primeiras, um crescimento de 173,77% e a fruticultura responde por várias destas iniciativas.

O Brasil é celeiro, mas também é pomar; a natureza nos presenteou com esta fantástica diversidade, vamos colher nossos feitos, alimentar nossa gente e agregar oportunidades ao nosso produtor!

08/10/2015

Arnaldo Jardim é deputado federal licenciado (PPS-SP) e secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 609
Total: 3.923.114
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/