- Quinta-Feira 28 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Maurão diz que ALE/RO está empenhada em defender produtores contra suposto cartel da carne

10/02/2016

Presidente assegurou que deputados estão engajados em defesa da valorização do rebanho rondoniense...

O presidente da Assembleia Legislativa (ALE/RO), Maurão de Carvalho (PP), concedeu entrevista no último sábado (6) ao jornalista Sóstenes Silva, no programa A Hora da Verdade, na rádio Meridional, em Pimenta Bueno, transmitida em cadeia para cerca de 80% dos municípios de Rondônia.

Acompanhado do deputado estadual Cleiton Roque (PSB), do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ezequiel Neiva, e do prefeito Jean Mendonça (PTB), o deputado fez uma espécie de balanço das atividades desenvolvidas pelo parlamento estadual e dos projetos que devem ser debatidos neste ano. Ao abrir a entrevista, o tema abordado foi a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar a formação de um suposto cartel no setor frigorífico, que está sufocando aos criadores, com o baixo preço da arroba do boi.

“Discutimos com os criadores de Vilhena a Porto Velho, e a reclamação é uma só: o baixo preço na arroba do boi. Os grandes e principalmente os pequenos, estão sofrendo com uma manipulação de preços absurda, fruto de uma pratica de cartel, capitaneado pelo grupo JBS Friboi”, disse.

Maurão mostrou ainda que, mesmo com o preço da arroba em queda, a carne nos mercados e frigoríficos não diminuiu de preços aos consumidores. “Ou seja, o criador perde, a população paga caro e somente os frigoríficos ganham. E ganham muito”.

O presidente informou que, durante os encontros entre pecuaristas, a proposta de assegurar um preço mínimo na arroba do boi, entre 90% a 95%, da média de preço praticado em São Paulo, pelos frigoríficos de Rondônia com incentivos fiscais, foi uma das mais aceitas.

Energia elétrica
Outro tema abordado foi a tarifa de energia elétrica cobrada em Rondônia. “Geramos energia para o Brasil e pagamos o mesmo preço de outras regiões, que não produzem energia. Temos que ter uma tarifa diferenciada e a Assembleia (ALE/RO) já firmou compromisso de não autorizar nenhuma nova usina, se isso não for revisto”, detalhou.

Maurão achou positiva a redução no acréscimo da bandeira tarifária, da vermelha para a amarela. “É um avanço, mas queremos que Rondônia pratique a tarifa verde, sem nenhum acréscimo”.

Cleiton Roque destacou que Rondônia vive um momento econômico diferente do restante do país. “Temos a força de trabalho do nosso povo, mas também o trabalho do Governo e a parceria harmoniosa com a Assembleia Legislativa. Se há uma instabilidade política, o setor administrativo sofre e há um efeito negativo em cascata”.

Já Ezequiel afirmou que tem recebido apoio dos deputados estaduais nas ações que têm definido, sob a determinação do governador Confúcio Moura (PMDB). “Temos muito trabalho a fazer, pois garantir as estradas em boas condições é uma prioridade. Vamos seguir atuando em parceria com o Legislativo e as prefeituras, para que nossas ações atendam ao cidadão”.

O prefeito agradeceu pelo apoio que tem recebidos dos deputados e do DER. “Pimenta recebeu emendas e recursos que estão fazendo a diferença na melhoria da nossa cidade”.

ALE/RO - DECOM - [Eranildo Costa Luna]
Foto: Marisvaldo José



Autor: Igor Cruz/ALE-RO
Fonte: Assessoria
O Nortão Jornal


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1903
Total: 3.908.366
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/