- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Olhando com Lupa

05/08/2016

O governador Geraldo Alckmin anunciou no dia 28 de julho, Dia do Agricultor, que a nossa Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizará o Levantamento Cadastral das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (Lupa) 2016. Iniciando no dia 1º de agosto, início do ano agrícola, está sendo feito por meio de nossa Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e com participação do nosso Instituto de Economia Agrícola (IEA).

O Lupa é um mapeamento detalhado das áreas rurais paulistas, um diagnóstico do atual momento da produção agropecuária em nosso Estado. Sem diagnóstico não se pode ter planejamento. E, sem planejamento, as políticas públicas voltadas para o campo ficam comprometidas.

Sua pesquisa abrange diversos aspectos desta fundamental atividade econômica. Com os resultados, é possível fazer um planejamento, corrigindo falhas, fornecendo informações sobre novas tecnologias, passando por questões econômicas, como preço dos alimentos e balança comercial, Cadastro Ambiental Rural (CAR), até a dinâmica de funcionamento da agricultura familiar.

O levantamento impactará nos parâmetros para a distribuição do ICMS entre os municípios, assim como desenvolver políticas públicas voltadas ao planejamento, ao financiamento e ao seguro da produção e constituir a base nas políticas agrícolas do Estado.

Você, produtor e produtora rurais que serão visitados pelos nossos técnicos ou serão solicitados a fornecer informações a eles, por favor, façam isso. Informá-los sobre as características de sua propriedade é de extrema importância. Este levantamento definirá as nossas linhas de atuação e fortalecerá o apoio ao produtor rural.

Antes de formularmos iniciativas para melhorar o cotidiano do homem do campo é preciso saber qual e como é este campo que queremos auxiliar. Para a efetividade das políticas públicas elas devem estar embasadas na realidade de seu público-alvo. Merecem a denominação de desenvolvimento apenas as ações que promovam o crescimento econômico com impactos positivos em termos sociais e ambientais.

É por isso que o diagnóstico regional se constitui em uma etapa essencial para orientar o planejamento e a avaliação de políticas de desenvolvimento socioeconômico e conservação ambiental. Queremos saber quais são suas necessidades como produtor rural, quais são as potencialidades de sua área, qual é a melhor política pública para você de acordo com as características de sua região.

Classificar e caracterizar as Unidades de Produção Agropecuária (UPA) nos permite inferir sobre oportunidades para a implementação de instrumentos econômicos, entre eles o pagamento por serviços ambientais (PSA), voltados à conservação da biodiversidade e à provisão deles.

O último levantamento foi finalizado em 2008, envolvendo cerca de três mil profissionais entre pesquisadores, recenseadores e técnicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e das prefeituras municipais. Registrou 324.601 propriedades, sendo a maior parcela (77.758, ou seja, 23,95%) entre 20 e 50 hectares. Apenas 22 delas, 0,1%, têm acima de 10 mil hectares.

Ele se torna de extrema importância frente à incerteza da realização do Censo Nacional, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que adiou o estudo, previsto até então para 2016, por causa de cortes em seu orçamento determinado pela presidente afastada, Dilma Rousseff. Com o governo de Michel Temer, o Instituto sinalizou que fará o estudo em 2017, com os primeiros dados divulgados em 2018.

Mas com o novo levantamento, o Estado de São Paulo sairá na frente e fornecerá um amplo quadro da agropecuária paulista, retratando as áreas dos estabelecimentos rurais, ocupação do solo, as tecnologias empregadas em uma investigação de como vive o agricultor, incluindo grau de instrução e o acesso aos programas do Governo do Estado.

O Lupa é importante porque o setor agropecuário é um dos que mais utilizam tecnologias, que vão desde técnicas de produção e manejo, passando pelo desenvolvimento de novas cultivares, até a utilização de agricultura de precisão. Por isso, precisamos de uma visão ampla do setor, para que tenhamos subsídios para apoiar o produtor.

Essa atualização dos dados garantirá mais agilidade e precisão para atender as diretrizes do governador Geraldo Alckmin: apoio ao pequeno produtor e à agricultura familiar; saudabilidade dos alimentos; incentivo à pesquisa e sua aproximação do homem do campo; e o desenvolvimento de uma agricultura harmônica com o meio ambiente.

É contando com a receptividade típica de quem vive no meio rural que temos a certeza de que conseguiremos alcançar 100% das propriedades. Peço assim o apoio e a participação de todos.

04/08/2016

Arnaldo Jardim é deputado federal licenciado (PPS-SP) e secretario de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

 Fonte: Arnaldo Jardim


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 765
Total: 3.921.567
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/