- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Instituto Agronômico da Secretaria quer unir esforços para alavancar a fruticultura paulista

19/09/2016

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro, com a direção do Instituto Agronômico (IAC) da Pasta para discutir o fomento à fruticultura paulista. O objetivo é utilizar os mecanismos do Governo do Estado para auxiliar o fruticultor a agregar mais valor à produção e aumentar sua produtividade.

De acordo com o diretor do Instituto, Sérgio Augusto Morais Carbonell, o primeiro passo é identificar todos os atores envolvidos dentro da atividade de fruticultura, tanto da parte privada quanto dos técnicos da Secretaria. “Queremos saber quem é quem. Quem trabalha com fruticultura, com qual espécie e em que localização está”, explicou.

Este trabalho envolverá também pesquisadores e extensionistas que atuam em outras instituições, como a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Pasta, esclareceu Patrícia Cia, diretora-substituta do IAC. Ela complementou ainda que o início dessa união em favor da fruticultura se dará em Jundiaí, envolvendo nove municípios, com a identificação regional da uva Niágara Rosada, típica da região.

Patrícia explicou também que para isso o Agronômico estabelece um padrão de qualidade e a uva do produtor que atingir esse patamar receberá o selo de identidade. É uma forma de valorizar a produção e agregar valor ao cultivo de uva na região jundiaiense. A iniciativa conta também com a participação da Câmara Setorial de Uva e Vinho da Secretaria.

A intenção de alavancar a fruticultura paulista contará também com as instalações físicas do Instituto, que está finalizando até o fim do ano a reforma das construções da Fazenda Santa Elisa, em Campinas, danificadas por forte temporal que atingiu a região em junho deste ano.

Arnaldo Jardim considerou de extrema importância a iniciativa de fomentar a fruticultura, lembrando que ações de apoio ao homem do campo são algumas das principais diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Secretaria de Agricultura. “A fruticultura é importante fonte de renda para muitos pequenos produtores e agricultores familiares. O IAC presta um auxílio de extrema importância ao olhar com atenção para este cultivo”, destacou.

Por: Hélio Filho


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 521
Total: 3.922.090
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/