- Quinta-Feira 18 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Venda da Del Valle para Coca e Femsa vetada no Mxico

28/05/2007
A ag?ncia antitruste do M?xico vetou a compra da Sucos Del Valle pela Coca-Cola Company e pela Femsa, sua engarrafadora no pa?s. O neg?cio - de US$ 470 milh?es, sendo US$ 380 milh?es em dinheiro e US$ 90 milh?es em d?vidas - foi anunciado em dezembro do ano passado. A aquisi??o foi completa, incluindo a marca e as seis f?bricas da Del Valle no M?xico e uma no Brasil. Na sexta-feira, as duas empresas divulgaram ter sido informadas extra-oficialmente da decis?o da Comiss?o Federal de Concorr?ncia. O an?ncio oficial deve sair entre hoje e amanh?. Paralelamente ? an?lise da entidade antitruste mexicana, o caso foi submetido ao parecer do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica) no Brasil. No M?xico, por?m, o controle ? pr?vio, ou seja, a an?lise ? feita antes de que a compra e a integra??o das empresas seja efetivada. No Brasil, as empresas fecham e assumem o neg?cio para que ent?o haja an?lise do Cade. Por conta da legisla??o antitruste mexicana, tanto no Brasil quanto no M?xico, as opera?es de Del Valle e Coca-Cola foram mantidas separadas e independentes. A participa??o da Del Valle no M?xico ? menor do que no Brasil. L? a empresa ? a segunda colocada, com cerca de 20% do mercado em volume e 22% em valor. A lideran?a ? da Jumex, dona de aproximadamente 22% em volume e 30% em valor. J? no Brasil, a Del Valle tem cerca de 25% do mercado, o que d? ? Coca-Cola, que j? ? dona de Minute Maid Mais, uma participa??o de mais de 30% do mercado de sucos prontos para beber. As empresas ainda aguardam o teor das alega?es do ?rg?o antitruste do M?xico. Nesse tipo de decis?o, cabe recurso tanto ? pr?pria ag?ncia, quanto ? Justi?a. Os advogados das empresas se reuniram na sexta-feira para saber como proceder aqui no Brasil, j? que o neg?cio foi vetado l? fora. A decis?o pegou os executivos das empresas envolvidas de surpresa. Ainda n?o se sabe se o neg?cio desfeito no M?xico encerra de imediato a venda no Brasil - principal plataforma de exporta??o da Del Valle. Compradores e vendedores teriam que se sentar novamente e avaliar se faz sentido para as partes (do lado comprador s?o duas: Coca-Cola e Femsa, cada uma com 50%) segregar a venda dos ativos no Brasil e no M?xico. A Coca-Cola e os seus 17 fabricantes no Brasil est?o criando uma empresa para cuidar s? dos chamados n?o-carbonatados. A joint venture come?a com Sucos Mais, mas a id?ia seria incorporar Matte Le?o e Del Valle em um segundo momento (justamente ap?s a decis?o dos ?rg?os antitruste). Del Valle seria o neg?cio de maior faturamento dentro da joint venture. A estrat?gia da Coca-Cola de n?o se concentrar apenas em refrigerantes e avan?ar em bebidas saud?veis est? cada vez mais agressiva. A rival Pepsico saiu na frente com a marca Tropicana, mas a Coca n?o est? economizando para dar o troco. Na ?ltima sexta-feira, anunciou a compra da Energy Brands, conhecida como Glaceau -- fabricante da bebida Vitaminwater e l?der do segmento de ?guas saborizadas - por US$ 4,1 bilh?es em dinheiro. A companhia tamb?m est? negociando a compra da Highland Spring, segunda colocada no mercado de ?gua na Inglaterra, por US$ 992,7 milh?es. No Brasil, a Coca desenvolveu a marca Aquarius, para disputar o segmento de ?guas saborizadas, e recentemente criou a Aquarius Fresh, levemente gaseificada e com sabor lim?o, para brigar com H2OH!, que j? ? l?der no segmento diet/light no mercado paulista. Daniela D`Ambr?sio 28/05/2007

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 753
Total: 3.918.195
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/