- Terça-Feira 16 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Secretaria faz série de treinamentos sobre novo sistema de mitigação do cancro cítrico

25/07/2017

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo capacitará seus técnicos sobre o novo Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para o cancro cítrico, com objetivo de zelar pela sanidade no parque citrícola paulista. O primeiro treinamento será realizado em Avaré, na próxima quarta-feira, 26 de julho, a partir das 13h, na Faculdade Eduvale.

O objetivo da programação (veja completa abaixo) é multiplicar informações sobre combate ao cancro cítrico como o SMR, uso de cultivares mais resistentes, manejo, pesquisa e tratamentos fitossanitários. O cancro cítrico compromete a comercialização da fruta, pois afeta o transporte e a qualidade.

O treinamento em Avaré reunirá técnicos das coordenadorias de Defesa Agropecuária (CDA) e de Assistência Técnica Integral (Cati) da Pasta de Andradina, Assis, Avaré, Bauru, Botucatu, Itapetininga, Itapeva, Jaú, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Sorocaba e Tupã. A capacitação continua no dia 2 de agosto, em Araraquara, e no dia 9 de agosto, em Campinas.

O novo Sistema de Mitigação de Risco faz parte das mudanças promovidas pela Instrução Normativa (IN) nº 37, publicada no dia 6 de setembro de 2016, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ela estabelece medidas para o controle do cancro cítrico em todo o Brasil, abrindo a possibilidade para Estados com a incidência da praga, como São Paulo, fazerem a mitigação de risco, e adotar novas estratégias de controle.

“Com a adoção desse sistema, os produtores poderão comercializar suas frutas in natura para outros mercados que reconheçam este sistema como medida fitossanitária. Quem não o fizer, poderá continuar produzindo, mas estará colocando em risco a saudabilidade da sua produção e também a de propriedades vizinhas”, afirmou o secretário Arnaldo Jardim.

Programação:

13h – Abertura
13h50 – Sistema de Mitigação de Risco – cancro cítrico – Marlon Peres da Silva/CDA
14h40 – Cultivares resistentes, manejo e pesquisa – Sérgio Alves de Carvalho/Centro de Citricultura Sylvio Moreira/IAC/Apta
15h30 – Intervalo
15h50 – Manejo e medidas de controle do cancro cítrico, tratamentos fitossanitários – Franklin Behlau/Fundecitrus
16h40 – Debate e perguntas
17h – Encerramento

A Faculdade Eduvale fica na Avenida Prefeito Misael Euphrásio Leal, 347 – Jardim América, em Avaré. Mais informações pelo telefone (19) 3045-3350.

Por Hélio Filho


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 158
Total: 3.916.833
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/