- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Cepea prega gestão mais moderna na citricultura

04/10/2007
Superficial e desatualizada, a metodologia de c?lculo de custos de produ??o ainda adotada por boa parte dos citricultores paulistas carece de uma revis?o que leve em considera??o aspectos que ganharam import?ncia nesse mercado nos ?ltimos anos.

O diagn?stico ? de Margarete Boteon, pesquisadora do Centro de Estudos Avan?ados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq). Segundo ela, muitos produtores de laranja ainda precisam melhorar suas pr?ticas de gest?o para organizar os neg?cios e minimizar surpresas derivadas oscila?es do mercado.

Melhores pr?ticas de gest?o tamb?m tendem a colaborar nas negocia?es entre citricultores e ind?strias de suco sobre a defini??o de valores para os contratos de longo prazo de fornecimento da fruta para a produ??o da bebida, ainda que Margarete evite estabelecer esse v?nculo.

Foco de freq?entes diverg?ncias e a?es na Justi?a, tais contratos voltaram a motivar uma s?rie de reuni?es da cadeia paulista - a mais importante do mundo - desde o ano passado. No momento, o pr?prio secret?rio de Agricultura de S?o Paulo, Jo?o Sampaio, lidera uma rodada de encontros em busca de par?metros para uma melhor conviv?ncia no segmento.

De acordo com Margarete, especialista em citricultura - e que participou do ?ltimo encontro promovido por Sampaio -, boas pr?ticas capazes de garantir uma produ??o sustent?vel devem necessariamente contemplar fatores ligados ao desembolso de capital, ? reposi??o patrimonial e ao custo de oportunidade.

No caso da laranja, a reposi??o patrimonial deve levar em conta os riscos fitossanit?rios derivados do avan?o de doen?as como o greening, e o custo de oportunidade passa pela compara??o com os retornos oferecidos por aplica?es financeiras ou pelo arrendamento de terras para o plantio de cana, por exemplo.

De um modo geral, explica a pesquisadora, o Cepea tem uma metodologia de boas pr?ticas de administra??o desenvolvida e aplicada em cadeias como a de gr?os. A possibilidade de que ela seja adaptada para a laranja ser? discutida amanh? no Centro de Citricultura em Cordeir?polis (SP) durante o VII Dia da Laranja.

Fernando Lopes
Fonte: Valor


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 520
Total: 3.921.322
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/