- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Mais uma bandeira da ASSOCITRUS será implantada!

13/10/2007

Brasil deve ter previs?o de safra unificada a partir de novembro

J? era hora. At? por que as estimativas de safra da Conab e do IBGE muitos vezes s?o conflitantes e servem apenas para tumultuar ainda mais a j? abalada credibilidade do Brasil no setor de levantamento de safras. A partir do m?s de novembro, o Brasil poder? ter apenas uma estimativa oficial para a safra de gr?os. T?cnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e de Estat?stica (IBGE) reuniram-se durante essa semana, no Rio de Janeiro, para concluir as discuss?es t?cnicas que envolvem a divulga??o de uma ?nica estimativa para a safra. At? agora, cada ?rg?o apresentava sua estimativa e ignorava as previs?es do outro. Ap?s muitos meses de discuss?o, Conab e IBGE aceitaram a divulga??o ?nica. O impasse atual ? sobre o local de divulga??o dos n?meros, j? que a sede da Conab fica em Bras?lia e a do IBGE, no Rio de Janeiro. Uma das propostas ? aparentemente invi?vel: a divulga??o do mesmo n?mero pelos dois ?rg?os, em duas entrevistas (uma no Rio de Janeiro e outra em Bras?lia). O que h? ? uma disputa de interesses, com os t?cnicos dos dois ?rg?os n?o querendo abrir m?o de divulgar os n?meros. O calend?rio da Conab prev? a divulga??o de uma nova estimativa para a safra 2007/2008, que come?ou a ser cultivada em algumas regi?es no m?s passado, no dia 8 de novembro. Nos Estados Unidos, por enquanto a maior pot?ncia agr?cola mundial, somente o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) faz divulga?es oficiais de safras e estoques. Consultorias privadas fazem proje?es nos EUA, assim como no Brasil, o que ? normal e saud?vel. Agora, dois ?rg?os p?blicos gastando recursos para fazer um levantamento que muitas vezes ? questionado ? um desperd?cio e uma inefici?ncia descabida. Se confirmada, a medida vem em boa hora, mas o mais importante ? que o pa?s invista pesadamente em avalia?es de safra cada vez mais precisas e seguras, evitando erros que, muitas vezes, acabam gerando preju?zos ?s cadeias produtivas do agroneg?cio.

A ASSOCITRUS DESDE SUA REFUNDA??O EM SETEMBRO DE 2003 V?M LUTANDO PELA IMPLANTA??O DO GEOSAFRAS PARA DIVULGA??O DE SAFRA FEITO PELA CONAB.

Fonte: Carlos Cogo


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 374
Total: 3.920.611
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/