- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Safra menor da Flórida elevará exportação do suco brasileiro

16/10/2007

 Citricultores v?em melhora no pre?o de venda da caixa de laranja.

  

Melhora no pre?o da caixa de laranja. ? o que esperam entidades representativas dos citricultores, com o an?ncio da estimativa de safra da Fl?rida. A redu??o ? de 174 milh?es para 168 milh?es de caixas, apontam n?meros do Depto. de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O ?rg?o j? estimava redu??o da safra de laranja no Invent?rio de Pomares Comerciais de Citrus, divulgado dia 14 de setembro, quando registrava menos dois milh?es de p?s na Fl?rida, que concentra 56% da produ??o americana.

Havia a expectativa no mercado de recupera??o dos pomares da Fl?rida, com base na estimativa de produ??o da consultora independente, Elizabeth Steger, que apostava numa produ??o entre 198 milh?es a 200 milh?es de caixas.

Apesar dos resultados de queda, o USDA planeja aumentar em 30% a produ??o na safra de 2008/2009, com a?es governamentais de est?mulo ? produ??o.

 

Outros fatores ? Os pomares da Fl?rida foram afetados por fura?es nos ?ltimos dois anos. Os efeitos clim?ticos tamb?m estariam relacionados ? dissemina??o do cancro c?trico em importantes regi?es produtoras. Para piorar o cen?rio, o aparecimento do greening em pomares americanos tem desencorajado os produtores a persistirem na cultura, especialmente por causa da falta de ant?doto contra a doen?a.

 

Seca ? Outra possibilidade de aumento do pre?o da caixa de laranja est? no per?odo de estiagem no Brasil ? Em S?o Paulo, desde junho. O Centro de Previs?o de Tempo e Estudos Clim?ticos do Inpe prev? o retorno das chuvas para novembro.

O presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, Jos? Osvaldo Junqueira Franco, estima redu??o de 5% na safra brasileira deste ano e o comprometimento da oferta de laranja na pr?xima  safra. As altas temperaturas dos ?ltimos meses pode ter prejudicado a florada de setembro. O per?odo sem chuva atinge principalmente o Sudeste do pa?s, maior produtor do pa?s, onde se concentram 86,5% das exporta?es brasileiras de frutas processadas.

 

Panorama atual - As exporta?es brasileiras de suco dispararam 75,74% de janeiro a agosto de 2007, se comparada ao mesmo per?odo do ano passado. Dados da Secretaria de Com?rcio Exterior, do Minist?rio do Desenvolvimento, demonstram crescimento do faturamento de US$ 876,47 milh?es, nos primeiros oito meses de 2006, para US$ 1,54 bilh?o, no mesmo per?odo deste ano.

 

Repercuss?o - O presidente da Associtrus, Fl?vio Viegas, de Bebedouro, n?o est? surpreso com os n?meros da Fl?rida: ?havia uma superestimativa?. Ele espera que este dado possa valorizar o pre?o da caixa de laranja. Viegas est? em Col?nia, na Alemanha, para participar do World Juice, feira internacional do setor.

O diretor de Citrus da LD Commodities (com unidade em Bebedouro), Henrique Freitas, foi procurado pela Gazeta, mas tamb?m se encontra em Colonia, no World Juice. Segundo a Assessoria de Imprensa, a dire??o da empresa s? dever? se manifestar na pr?xima semana, com o fim da reuni?o na Alemanha.

 

Fonte: Gazeta de Bebedouro


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 537
Total: 3.922.106
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/