- Quarta-Feira 24 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Polêmica: citricultores criticam nova forma de contribuição ao Fundecitrus.

23/11/2007

 

Produtores de laranja est?o insatisfeitos com a nova forma criada para contribui??o ao Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). A cobran?a, por caixa de laranja, passa a ser calculada com base no n?mero de plantas de cada propriedade.

O presidente do Sindicato Rural de Bebedouro, Jos? Osvaldo Junqueira Franco, classifica como injusta para os pequenos produtores a ado??o do novo c?lculo. Ele observa a necessidade do Fundecitrus levar em conta a remunera??o obtida por grandes produtores de laranja, em rela??o aos pequenos: ?os maiores citricultores aumentam sua produtividade com irriga??o?.

O sindicalista quer saber como ser?o contados os p?s de laranja de cada produtor, pois n?o h? um cadastro geral com esses dados. Outra situa??o a ser resolvida quanto ? nova forma de cobran?a, refere-se aos pomares antigos, de baixa produtividade e, os novos, que demoram at? quatro anos para se tornarem rent?veis.

Tamb?m contr?rio ? nova forma de cobran?a do Fundecitrus, o presidente Fl?vio Viegas, da Associtrus, lamenta a posi??o dos gestores do fundo de servirem apenas aos interesses das ind?strias: ?se aplicada a mudan?a, os produtores arcar?o com 65% da contribui??o?. As mudan?as s?o realizadas com baixa participa??o dos citricultores, protesta o dirigente. Fato confirmado por Jos? Osvaldo, um dos doze produtores presentes ? assembl?ia do Fundecitrus, dia 28 de junho deste ano, em Araraquara: ?faltou dar maior publicidade a uma mudan?a t?o importante?, denuncia. A convoca??o s? foi publicada em jornal de Araraquara: ?se checarem a ata da reuni?o, l? est? meu protesto ? mudan?a?, afirma Jos? Osvaldo. Os dois reivindicam, em nome dos oito mil citricultores paulistas, uma outra assembl?ia para vota??o da nova forma de contribui??o.

Fl?vio Viegas reclama da exclus?o da Associtrus do processo de discuss?o do Fundecitrus: ?somos co-fundadores do fundo, merecemos respeito?. Ele reivindica mais transpar?ncia na gest?o dos recursos do Fundo, independ?ncia dos gestores e maior aproxima??o da entidade com os citricultores.

O dirigente da Associtrus tamb?m solicita maior disponibilidade aos produtores dos resultados de pesquisas cient?ficas. Na opini?o de Viegas, as ind?strias s?o as mais beneficiadas.

 

Defesa - Para elaborar o novo modelo de contribui??o dos associados, o Fundecitrus contratou o Pensa (Programa de Estudos dos Neg?cios do Sistema Agroindustrial), para colher sugest?es, por meio de reuni?es em dez munic?pios do Estado, uma maneira de envolver os citricultores na discuss?o dessa quest?o. O novo modelo de contribui??o, conforme estabelece o Estatuto do Fundecitrus, prop?e que a contribui??o seja baseada no n?mero de p?s de laranja de cada propriedade.

 

As reuni?es foram intituladas de ?Projeto Rally da Citricultura? e delas participam tamb?m viveiristas e representantes de sindicatos, de ind?strias de suco e de empresas de insumos e m?quinas. As discuss?es se estender?o at? 18 de dezembro, com a realiza??o de dois workshops que ir?o mostrar os resultados preliminares das discuss?es. Ocorreu um debate, ter?a-feira (20), na Esta??o Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB) - nova reuni?o est? prevista em Bebedouro para 11 de dezembro.

Atrav?s de sua assessoria de imprensa, o Fundecitrus descarta a realiza??o de outra assembl?ia para discutir a nova forma de cobran?a.

 

Sugest?es - O pesquisador do Pensa, Vin?cius Gustavo Trombini, defende o novo modelo de cobran?a, por incluir os citricultores que n?o vendem sua produ??o para ind?strias de suco. Pelos seus c?lculos, eles representam 30% dos produtores interessados em comercializar a fruta no mercado interno: ?deles n?o ? cobrado um centavo?, diz Vin?cius. Ele reivindica dinheiro desses citricultores, pois tamb?m se beneficiariam do combate a doen?as e pragas feito pelo Fundecitrus.

 

Segundo o pesquisador do Pensa, Frederico Fonseca Lopes, o novo modelo de contribui??o do Fundecitrus ser? constru?do com uma abordagem participativa. ?Tornaremos o modelo democr?tico. Queremos a participa??o de todos, contribui?es por meio de question?rios que ser?o distribu?dos nos eventos do rally e tamb?m na enquete do site, justamente criada para coletar informa?es. Qualquer pessoa pode acessar e opinar?, afirma.

 

Ind?strias ? A Gazeta entrou em contato com a assessoria de imprensa da LD Commodities, para colher sua opini?o sobre a mudan?a, mas at? o fechamento da edi??o, n?o houve pronunciamento do grupo.

 

 

Fonte: Gazeta de Bebedouro


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 251
Total: 3.921.053
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/