- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Indústria de laranja pára mais cedo.

13/12/2007

Por falta de fruta, a ind?stria processadora de suco de laranja vai parar o processamento da safra 2006/2007 pelo menos dois meses antes do in?cio da safra 2007/2008. Depois da forte estiagem entre julho e outubro, as frutas murcharam e precisaram ser colhidas rapidamente para n?o serem perdidas. A seca impediu ainda uma oferta extra de laranjas advinda da florada de julho, que este ano foi abortada.

Na safra passada, o processamento das frutas seguiu at? fevereiro deste ano e algumas plantas industriais praticamente n?o fecharam no intervalo entre as duas colheitas. Na atual safra, poucas f?bricas devem produzir suco at? janeiro de 2008. ?Neste ano, a oferta foi muito concentrada no fim e a safra praticamente acabou, com a paralisa??o de algumas f?bricas j? em dezembro?, explica o presidente da Associa??o Brasileira dos Exportadores de C?tricos (Abecitrus), Ademerval Garcia.

Maior produtor mundial, S?o Paulo deve colher, nesta safra 353,1 milh?es de caixas de 40,8 quilos de citros, de acordo com o Instituto de Economia Agr?cola (IEA). Do total, cerca de 300 milh?es de caixas devem virar suco de laranja, com produ??o de aproximadamente 1,5 milh?o de toneladas e exporta??o entre 1,35 milh?o e 1,4 milh?o de toneladas da bebida concentrada e congelada.

Previs?es

A Louis Dreyfus (LD) Commodities prev? encerrar o processamento da unidade de Bebedouro (SP) ainda esta semana e seguir at? o fim do ano com uma de suas duas outras plantas industriais, nas cidades paulistas de Mat?o e Engenheiro Coelho. De acordo com o diretor de Citros da LD Commodities, Henrique de Freitas, a unidade que permanecer aberta em janeiro deve fazer o processamento da lima ?cida taiti (o ?lim?o? taiti), cujo suco ? basicamente destinado para o mercado interno e a safra ? colhida no in?cio do ano.

A Citrosuco, segunda maior processadora do Pa?s, informou que vai encerrar o processamento da atual safra gradativamente at? o fim do m?s em suas tr?s unidades paulistas, em Mat?o, Limeira e Bebedouro. Na safra passada, de acordo com a companhia, a produ??o de suco de laranja seguiu at? fevereiro deste ano.

J? a Cutrale, a maior do setor, informou que encerra a safra a partir deste m?s em Colina e Uch?a, mas segue a produ??o em janeiro em It?polis e em Conchal e finaliza em fevereiro em Araraquara (SP), todas em S?o Paulo. A empresa informou ainda que inicia o processamento da pr?xima safra em maio de 2008, com pico previsto para julho. A Citrovita, do Grupo Votorantim, n?o retornou os contatos feitos pela reportagem.

 
Fonte: O Estado de S.Paulo

<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 655
Total: 3.923.160
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/