- Sexta-Feira 26 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


O PT e o Cartel!

17/12/2007

Presidente eleito do PT paulista aproximou Lula de agroneg?cio.

 

2006, a vota??o de Lula caiu em quase todos os munic?pios com forte base no agroneg?cio e Araraquara n?o foi exce??o: a vota??o do PT para presidente despencou de 50% para 31% entre uma vota??o e outra no primeiro turno.

Empres?rios do agroneg?cio descrevem o prefeito de Araraquara como uma esp?cie de herdeiro de Palocci, que quando prefeito de Ribeir?o Preto estabeleceu o di?logo entre o PT e o empresariado rural e montou a estrutura para o partido se espalhar na regi?o, conquistando diversas prefeituras, entre elas a de Araraquara.

Edinho atuou para conseguir apoio empresarial para Lula nas campanhas presidenciais de 2002 e 2006 e tornou-se uma liga??o estrat?gica com o agroneg?cio.

Jos? Luiz Cutrale e o ent?o candidato a presidente Luiz In?cio Lula da Silva, em 2002. Na primeira conversa com Lula, a preocupa??o do empres?rio n?o foi apresentar demandas, mas obter de Lula garantias de que o presidente n?o iria implementar a plataforma da ala mais radical de seu partido, hostil aos grandes propriet?rios rurais.

Dada as garantias, depois de uma degusta??o de charutos em um restaurante de S?o Paulo, veio o apoio na campanha presidencial e os gestos de apre?o logo que Lula tomou posse: Cutrale foi nomeado membro do Conselho de Desenvolvimento Econ?mico e Social e o presidente compareceu ? abertura de uma feira agroindustrial em Araraquara. Na ocasi?o, diante de Edinho e Lula, o empres?rio fez uma doa??o de R$ 4 milh?es ao programa Fome Zero.

que houve busca e apreens?o de documentos nos escrit?rios das empresas. Sob a alega??o de irregularidades na a??o da PF, as empresas impediram por liminar a an?lise dos documentos. O assunto est? pendente na Justi?a. Caso a pr?tica de cartel fique caracterizada, o setor corre risco de perder mercados internacionais.

Uma vit?ria foi obtida este ano, com a colabora??o do PT paulista. As empresas do setor de suco de laranja, conseguiram em maio deste ano convencer o governo a aceitar que o deputado Jilmar Tatto (PT-SP) - candidato ? presid?ncia do partido que foi ao segundo turno na elei??o interna da sigla e que apoiou a elei??o de Edinho Silva no plano regional - colocasse em seu parecer sobre uma medida provis?ria que alterava o Imposto de Renda uma emenda que tornava poss?vel a realiza??o dos acordos chamados "termos de compromissos de cessa??o (TCC)" em processos de cartel no Conselho Administrativo de Defesa Econ?mica (Cade), proibidos desde 2000.

Empresa que representa 9% do valor adicionado no ICMS no munic?pio, o que a coloca como a maior da cidade, Cutrale rompera com o prefeito anterior, Waldemar De Santi (PP) e amea?ava retirar investimentos de Araraquara por causa de uma rua. A empresa mant?m uma ind?stria na ?rea central do munic?pio e suas chamin?s s?o o principal marco urbano da cidade. De Santi n?o permitiu que a empresa fechasse uma via p?blica que cortava a unidade fabril ao meio.

At? ent?o integrante da corrente Democracia Socialista, de tend?ncia trotskista, Edinho Silva resolveu a situa??o negociando com a empresa a constru??o de um posto de sa?de como contrapartida. A rua n?o existe mais. A liga??o de Edinho com o trotskismo tamb?m n?o.

.

A elei??o de Edinho representa ainda uma mudan?a de eixo dentro da estrutura de poder do PT paulista. Egresso das correntes de esquerda do pa?s, Edinho foi um ponto de uni?o entre o grupo ligado ? ministra do Turismo, Marta Suplicy e os apoiadores na elei??o interna petista do deputado Jos? Eduardo Cardozo, do grupo "Mensagem". Teve desde a primeira hora o apoio do deputado Antonio Palocci, do antigo Campo Majorit?rio e pr?ximo a Edinho desde que era prefeito de Ribeir?o Preto.

Jo?o Paulo Cunha e o atual presidente regional, Paulo Frateschi, at? ent?o extremamente pr?ximos do ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado Jos? Dirceu. Em colis?o com os antigos comandados, Dirceu apoiou Edinho.

Consolidada a vit?ria, uma das preocupa?es do novo comando do partido ? impedir que o grupo derrotado tente atuar de forma paralela, negociando alian?as eleitorais ? revelia da dire??o estadual.

No jogo para 2010, Edinho entra como um aliado da ministra do Turismo, a quem defende at? para a sucess?o de Lula. Mas foi cortejado por outro presidenci?vel, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, que telefonou assim que soube do resultado. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, n?o o procurou.

Fonte: C?sar Fel?cio
07/12/2007


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 655
Total: 3.923.160
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/