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Retrospectiva da fruticultura 2007

07/01/2008
?A?es no mercado interno e externo auxiliaram a fruticultura brasileira?

Com uma produ??o de 41 milh?es de toneladas - segundo dados do IBGE, de frutas tropicais, subtropicais e de clima temperado, ?o Brasil tem grande potencial de atender a demanda crescente do mercado interno de frutas frescas que vem aumentando 4,5% ao ano; e de frutas processadas como os sucos e n?ctares de frutas que vem crescendo 14% ao ano? comenta Moacyr Saraiva Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Frutas - Ibraf.

Para contribuir com o crescimento sustentado do setor o Ibraf desenvolveu em 2007 uma s?rie de a?es em parceria com o setor p?blico e privado, visando a integra??o da cadeia para difundir as Boas Pr?ticas Agr?colas na produ??o; a?es de marketing nacional e internacional; e promover a jun??o do setor agr?cola com o industrial para realiza??o de produtos processados com maior valor agregado. O apoio pol?tico para o crescimento da fruticultura tamb?m foi buscado em 2007 com a Frente Parlamentar da Fruticultura que foi relan?ada com o acompanhando da nova legislatura e conta com a ades?o de mais 200 deputados e senadores.


Exporta?es

As exporta?es de frutas frescas e processadas representam 31% de toda a produ??o brasileira, segundo Maur?cio de S? Ferraz, gerente da Central de Servi?os de Exporta??o do Instituto Brasileiro de Frutas ? IBRAF.

Este ano, at? novembro, foram exportadas 842 mil toneladas de frutas frescas, um aumento de 15% se comparado com o mesmo per?odo do ano anterior. Entre as frutas com maior destaque est?o a ma?? com aumento de 96% no volume exportado; a uva com um crescimento de 30%; o mel?o e o lim?o tahiti que incrementaram o volume de suas vendas externas em 19%.

Apesar dos n?meros apontarem um crescimento consider?vel, este aumento n?o est? sendo refletido em forma de rentabilidade para as empresas brasileiras devido ? valoriza??o do real perante o d?lar, aumento nos custos de produ??o e de log?stica, assim como acordos de livre com?rcio bilaterais entre pa?ses-alvo e pa?ses concorrentes do Brasil, vem comprometendo a competitividade dos empres?rios brasileiros no exterior.

Para auxiliar os produtores e exportadores a manterem-se ou entrar no mercado internacional o Instituto Brasileiro de Frutas - IBRAF desenvolveu uma s?rie de a?es de marketing internacional. Em 2007, o IBRAF promoveu em parceria com a Ag?ncia Brasileira de Promo??o de Exporta?es e Investimentos - APEXBrasil, a participa??o de empresas brasileiras em cinco feiras internacionais que geraram US$ 35,6 milh?es em neg?cios, somente durante os eventos. Foram tamb?m realizadas a?es de degusta??o em 123 lojas supermercadistas da Fran?a e da Alemanha.

Buscando conscientizar o produtor sobre a import?ncia em oferecer um produto com qualidade superior o IBRAF e SEBRAE-SP desenvolvem o Projeto Fruta Paulista que envolve 400 pequenos produtores de 7 regi?es do Estado de S?o Paulo e visa capacit?-los em Boas Pr?ticas Agr?cola e desenvolver a?es de marketing nacional e internacional.


Mercado nacional


Apesar desta conquista de novos mercados, resultando no aumento dos volumes exportados, o mercado interno continua sendo atrativo para o produtor de fruta in natura, visto que este absorve 95% e ? o consumidor mais pr?ximo do centro de produ??o, com melhor conhecimento das frutas produzidas no Brasil e que por isso frutas de qualidade precisam ser oferecidas para garantir o consumo.

Pequenos produtores envolvidos em cooperativas para o processamento de frutas est?o sendo beneficiados por projetos do IBRAF que conta com a parceria da Ag?ncia Brasileira de Desenvolvimento Industrial ? ABDI, visando incentivar o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado. Dentro das a?es deste projeto foi apresentado ? ABDI o Plano Diretor Estrat?gico que ir? direcionar todo o sistema agroindustrial das frutas. Ainda este ano ser? apresentado tamb?m o Termo de Refer?ncia para a Educa??o Profissional no qual foi definido as compet?ncias que o profissional deve ter para melhor conduzir o setor agroindustrial das frutas, desde a produ??o at? a ind?stria. Este documento ser? apresentado posteriormente a todos os envolvidos com a educa??o e forma??o profissional do Brasil para que sejam implantados cursos profissionalizantes para esta atividade.


Fonte: Ibraf


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