- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Em dois meses, greening avança sobre mais 11 cidades.

27/02/2008

2007, a greening foi detectada em 11 novos munic?pios, entre eles Ol?mpia, Votuporanga e Barretos, cidades onde o potencial citr?cola ? relevante. Segundo o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), o avan?o da doen?a ? o resultado de uma fiscaliza??o mais intensiva ? que est? sendo feita desde novembro - pois quanto mais se sabe sobre a doen?a e quanto maiores as vistorias, mais f?cil ? a detec??o de plantas doentes.

 

?A doen?a avan?a r?pido e agora sabemos muito sobre ela. Por isso, novos munic?pios s?o encontrados com sintomas a todo momento?, diz C?cero Augusto Massari, gerente t?cnico do Fundecitrus. Segundo ele, todos os 300 munic?pios do Estado que t?m potencial citr?cola devem registrar a doen?a em curto prazo. ?Com o potencial da doen?a e a facilidade que h? de contamina??o ? dif?cil imaginar que algum munic?pio citr?cola ficar? sem greening?, afirma Massari.

 

Em contrapartida ao avan?o da doen?a, o Fundecitrus aumentou a fiscaliza??o e bons resultados em campo tem sido alcan?ados. Desde novembro, um repasse de R$ 6 milh?es que as ind?strias de suco de laranja fizeram ao Fundo, garantiu que t?cnicos fossem contratados e vistorias voltassem a ser feitas. ?Colocamos 453 inspetores nos pomares para auxiliar os citricultores a detectar a doen?a?, afirma. ?? um trabalho de aux?lio, chegamos ?s propriedades e vamos a campo junto com os trabalhadores da fazenda, ent?o, mostramos os sintomas da doen?a e depois voltamos para ver se a erradica??o da planta foi feita?, explica o gerente do Fundecitrus. ?? essencial que os citricultores aprendam a detectar a doen?a e mais importante ? a erradica??o, porque s? assim podemos conter o problema?, afirma.

 

No Estado s?o cerca de 200 milh?es de ?rvores citr?colas, sendo que 75% delas est?o nos 165 munic?pios com a doen?a. Desde quando os trabalhos das equipes de vistoria come?aram, 18,6 milh?es de ?rvores foram vistoriadas, em 3,5 mil propriedades rurais. As inspe?es de aux?lio ocorrer?o at? maio e a expectativa ? de, at? l?, alcan?ar 30 milh?es de ?rvores vistoriadas.

 

Depois de maio, o dinheiro para as inspe?es acaba, por?m, Massari espera levantar mais recursos para dar continuidade ao trabalho. ?N?o podemos deixar esse trabalho esfriar. A greening ? uma doen?a muito s?ria que compromete a economia citr?cola, por isso, j? estamos trabalhando para levantar subs?dios alternativos, pois dentro do or?amento do Fundecitrus n?o temos dinheiro para manter as fiscaliza?es intensificadas?, afirma o gerente. Segundo ele, os recursos podem vir de empresas privadas ou at? do Governo.

 

Um outro ponto que precisa ser refor?ado, segundo Massari, ? a fiscaliza??o e puni??o para os citricultores que n?o erradicam as plantas doentes. Apesar de no final do ano passado 29 propriedades em Araraquara terem sido multadas por n?o conterem a doen?a, Massari acredita que este n?mero ainda ? baixo. ?Infelizmente h? muitos citricultores que sabem da doen?a, mas n?o se mobilizam. Com estes, s? teremos resultados quando as multas forem aplicadas?, afirma. Mas para a fiscaliza??o ser intensificada, segundo Massari, ? preciso contratar mais pessoas para as equipes da Coordenadoria de Agricultora T?cnica Integral (Cati), ?rg?o vinculado ? Secretaria Estadual de Agricultura, j? que a atual equipe de fiscaliza??o ? respons?vel por vistoriar todas as doen?as do meio rural. ?Conversamos muito com a Secretaria de Agricultura para termos uma legisla??o mais efetiva. Ainda acreditamos que termos resultados?, finaliza Massari.

  

Fonte: Tribuna Impressa (Araraquara)


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 323
Total: 3.920.560
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/