- Quinta-Feira 25 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Entrega de relatórios do greening aponta necessidade de conscientização

29/02/2008

 

 

Balan?o realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de S?o Paulo, por meio de sua Coordenadoria de Defesa Agropecu?ria (CDA), aponta que 60% dos citricultores entregaram os relat?rios semestrais de vistoria de plantas c?tricas e erradica??o das plantas sintom?ticas para combate ? doen?a do huanglongbing (HLB) ou greening, como tamb?m ? conhecida.

 

De um total de 13.150 propriedades com citros, localizadas nos 155 munic?pios onde j? foi constatada oficialmente a presen?a da doen?a e que est?o obrigadas por for?a da legisla??o a entregar os relat?rios semestrais, foram recebidos pela CDA 7.969 relat?rios, dos quais 3.058 indicaram a presen?a da doen?a.

 

No total, foram 125 milh?es de plantas inspecionadas pelo citricultor. Destas, 760.000 que apresentavam sintoma foram erradicadas espontaneamente pelos produtores.

 

?O percentual ficou aqu?m das nossas expectativas e mostra que o citricultor ainda n?o est? consciente de que a inspe??o e erradica??o das plantas sintom?ticas resultam na prote??o ? sua propriedade e garantia da sua produtividade?, afirma o secret?rio de Agricultura, Jo?o Sampaio.

 

Algumas regi?es significativas na produ??o de citros alcan?aram ?ndices de 100% ou pr?ximos no n?mero de propriet?rios que entregaram seus relat?rios. ? o caso de Avar?, Botucatu, Itapeva e Itapetininga, no sudoeste do Estado de S?o Paulo, para onde a citricultura migrou nos ?ltimos anos. Tamb?m Araraquara, Franca e S?o Jos? do Rio Preto obtiveram bons ?ndices.

 

O coordenador da Defesa Agropecu?ria, Cl?udio Alvarenga, destaca que

para auditar essa a??o de inspe??o e elimina??o de plantas sintom?ticas pelo produtor, relatadas nos relat?rios semestrais, a CDA realizou em 2007, 6.000 inspe?es, sendo que em 38,5% delas (2.313) foram encontradas plantas suspeitas.Os propriet?rios foram notificados a realizarem inspe?es e eliminar as plantas sintom?ticas. Depois de decorrido o prazo previsto na notifica??o, foram realizadas novas inspe?es em 1.098 propriedades, das quais constatou-se que 943 cumpriram a notifica??o e 155 n?o cumpriram. Destas ?ltimas, 53 j? foram autuadas e as demais est?o em processo de autua??o.

 

?O preocupante ? que as erradica?es acontecem normalmente somente depois que o servi?o de defesa notifica o produtor. O importante era que essa medida acontecesse de forma volunt?ria, assim que o citricultor percebesse a doen?a em seu pomar?, afirma Alvarenga.

 

1.500,00 a R$ 7.500,00, de acordo com as infra?es cometidas.

 

A apresenta??o do relat?rio faz parte das a?es de controle da doen?a, que apareceu no Estado em 2004 e hoje afeta planta?es em 155 munic?pios. Desde o surgimento, mais de 3 milh?es de ?rvores foram erradicadas. O trabalho ? realizado em conjunto com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) na parte de colabora??o na inspe??o. O poder de fiscalizar e autuar ? da CDA.

 

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 554
Total: 3.922.123
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/