- Sexta-Feira 29 de Março de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


Sudoeste paulista adensa pomares

02/03/2008
Publicado em: 13/02/08 - Jornal O Estado de SP


Nas novas ?reas de expans?o da citricultura, no sudoeste paulista, os investimentos tamb?m s?o intensos na amplia??o da capacidade produtiva dos pomares. O citricultor Lourival M?naco adotou o cultivo com alta densidade de plantas nos pomares que mant?m em Taquarituba, com cerca de 200 mil p?s de laranja. Em vez do esquema tradicional, de 200 plantas por hectare, ele coloca em m?dia 440 por hectare, embora em algumas ?reas o adensamento chegue a 600 plantas.

O plantio no sistema adensado permite produtividade maior por hectare, mas exige manejo com mais tecnologia. ? preciso, por exemplo, fazer podas estrat?gicas para expor ao sol o m?ximo de ?rea verde da planta e melhorar a fotoss?ntese.As podas ajudam tamb?m a reduzir a altern?ncia da produ??o - normalmente, a laranja produz bem num ciclo e tem produ??o menor no seguinte. ?S?o podas suaves, com o corte dos ramos nas extremidades?, diz o citricultor M?naco.A regi?o tem um bom regime de chuvas e dispensa a irriga??o. ?Como choveu bem em maio, a florada foi muito boa e n?o tivemos problemas com a seca do segundo semestre.? O ?nico inconveniente ocorreu nos pomares de laranja p?ra, que tiveram frutos menores. Em vez de 300 laranjas por caixa, foi preciso colocar 350, em m?dia.Na semana passada, a colheita estava no fim, e o resultado era considerado muito bom. ?Vamos passar de 700 mil caixas na ?rea toda?, disse.

De acordo com o citricultor, as novas t?cnicas resultaram em maior produtividade. Em 2002, para uma densidade de 336 plantas por hectare, colhiam-se 793 caixas. No ano passado, com m?dia de 444 plantas por hectare, o rendimento foi de 1.027 caixas por hectare.Na Fazenda S?o Paulo, em Taquariva?, expans?o ? a palavra de ordem. Os novos plantios tamb?m s?o adensados. A fazenda ampliou o pomar em 9 mil mudas e tem mais 5 mil em canteiro, ? espera do plantio. No novo modelo, s?o colocadas em m?dia 580 plantas por hectare, segundo o administrador Jo?o Jacinto. A safra entrou na fase final na semana passada.J? prevendo a continuidade dos bons pre?os da caixa da laranja - os contratos da Fazenda S?o Paulo ser?o renegociados este ano -, a fazenda vai investir na instala??o de um silo de carregamento tipo bean, or?ado em cerca de R$ 80 mil, e na compra de mais um trator e um pulverizador.

O citricultor Milton de Moura Muzel, de Itapeva (SP), investiu na instala??o de um silo de carregamento nos pomares da fazenda. O bean evita a entrada de caminh?es na lavoura, reduzindo o risco de doen?as.A Fazenda S?o Pedro, em Ara?oiaba da Serra, investiu na compra de motocicletas para o monitoramento dos pomares. Os t?cnicos utilizam esses ve?culos para as inspe?es nas plantas a fim de controlar eventuais pragas ou doen?as. As motos permitem tamb?m o deslocamento r?pido em caso de inc?ndio e de invas?o da lavoura, localizada pr?xima da ?rea urbana do munic?pio de Votorantim

Fonte: O Estado de SP


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 1751
Total: 3.911.743
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/