14/04/2008Sucos: cresce consumo de prontos e cai o de naturais
Publicado em 11/04/2008
O que os brasileiros andam bebendo mais? O que est?o deixando de tomar? Para responder a essas perguntas e tamb?m avaliar a quantas anda o consumo de caf? no Pa?s, a TNS InterScience conduziu uma pesquisa nacional no fim do ano passado, com mais de 2 mil pessoas. Essa foi a 5? edi??o do estudo Tend?ncias do Consumo de Caf?.
Dois fen?menos se destacam quando se compara o consumo de determinadas bebidas em 2003 e, agora, em 2007, s?o conveni?ncia e aumento do poder aquisitivo da popula??o. Para se ter uma id?ia, em 2003, 83% dos entrevistados tomavam sucos naturais, ?ndice que caiu para 72% no ano passado. Enquanto isso, a penetra??o dos sucos prontos subiu de 36% para 43% no mesmo per?odo.
Quer outro exemplo? O leite estava presente na rotina de 86% dos brasileiros em 2003, mas hoje faz parte da dieta de somente 81%. J? o achocolatado, que n?o deixa de ser leite, mas j? vem misturado ao chocolate, subiu de 40% para 51% de penetra??o em 4 anos. Em ambos os casos, tanto a praticidade quanto a eleva??o da renda das classes B e C foram fatores essenciais para a mudan?a de h?bito.
Outro movimento importante ? o crescimento de segmentos praticamente inexistentes em 2003, como o de ?gua de coco, que era consumida por 0,5% da popula??o em 2003 e hoje j? freq?enta a lista de compras de 37% dos brasileiros. Da mesma forma, os sucos a base de soja passaram de 6% para 16% de penetra??o.
em alta no Pa?s, apesar de 5% dos entrevistados terem abandonado a bebida no ano passado.
Autor: Revista Cafeicultura. Revisado por Carlos Cogo Consultoria/Sanicitrus |
Cr?dito: 11.04.08 |