- Terça-Feira 23 de Abril de 2024
  acesse abaixo +
   Notícias +


CARTA ABERTA AOS AGRICULTORES.

14/04/2008

 Srs. Agricultores,

             Hoje me dirijo a todos os agricultores e pecuaristas, n?o somente aos citricultores, pois entendo que a atual situa??o afeta a todos os que t?m fertilizantes como insumos de produ??o.

            Fico realmente preocupado quando um produto essencial a uma das mais importantes atividades para a economia nacional, como ? o caso do adubo, para o agroneg?cio, fica com sua produ??o concentrada nas m?os de t?o poucas empresas, deixando todo um setor a merc? de dois ou tr?s telefonemas, onde com poucas palavras se combina tudo, e pronto, l? se v?o os lucros que os agricultores h? muito tempo esperavam ver, e que, ao que parece, v?o continuar sem ver.

            Vejo uma verdadeira amea?a ao nosso futuro como produtores rurais, o descaso com que nossos governantes trataram a concentra??o da produ??o dos fertilizantes, e o n?o cumprimento do papel regulador do governo, onde mesmo diante de seguidas denuncias a este respeito, n?o tomou nenhuma provid?ncia concreta para impedir tamanha distor??o. Quando foi o cimento, tomou-se alguma atitude.

            Vejam o que est? acontecendo na atualidade, o governo sendo pressionado a prorrogar as dividas dos agricultores, numa t?pica socializa??o de preju?zos, mas n?o toma provid?ncias para reduzir os riscos do agroneg?cio, permitindo a verdadeira extors?o representada pelos aumentos abusivos nos pre?os dos fertilizantes ocorridos nos ?ltimos meses.

            Se h? preocupa??o em conter a infla??o, n?o h? taxa b?sica de juros que conseguir? conter a alta dos pre?os dos alimentos, com os produtores parando de plantar por causa do pre?o proibitivo do adubo, que inviabiliza o neg?cio.

            ? bom que se saiba que o produtor n?o ? burro, e vai fazer as contas para a pr?xima safra, quando ele ver que gastos menos valor da produ??o d? n?mero negativo, ele n?o planta, ou no m?nimo n?o trata direito da cultura, da? falta alimento, e o pre?o ao consumidor sobe, e o resultado ? infla??o. Se a conta der resultado positivo, ? porque os pre?os dos produtos agr?colas tamb?m subiram na mesma propor??o dos custos, e estes pre?os v?o parar nos consumidores, da?, novamente, teremos inevitavelmente infla??o.

            Considerando a hip?tese de que o agricultor, esperan?oso como ?, pense que no ano que vem a coisa melhora, e plante, e tome preju?zo, e fique devendo, o que acontecer? ? uma nova correria para prorroga??o de d?vidas, que onera o governo, que com maiores gastos p?blicos pressiona a infla??o. 

            De qualquer forma, eu n?o acredito que somente com conversa teremos resultados pr?ticos contra um loby t?o poderoso como ? o caso das ind?strias de fertilizantes. Acho que os argentinos nos ensinaram alguma coisa em termos de mobiliza??o, e agora ? hora de unir-mos todas as for?as de todos os lugares onde houver quem esteja se sentindo prejudicado, e agir organizadamente, pacificamente, mas firmemente, antes que ?a vaca chegue ao brejo?.

            A Associtrus j? tem uma boa experi?ncia para mobiliza?es com resultados significativos, portanto, acho que podemos contribuir.

 Atenciosamente,

Eng. Agr. Marcos Rosolen

             

 

 


<<Voltar << Anterior


Indique esta notícia
Seu nome:
Seu e-mail:
Nome Amigo:
E-mail Amigo:
 
  publicidade +
" target="_blank" rel="noopener noreferrer">
 

Associtrus - Todos os direitos reservados ©2023

Desenvolvido pela Williarts Internet
Acessos do dia: 386
Total: 3.920.623
rajatoto rajatoto2 rajatoto3 rajatoto4 https://bakeryrahmat.com/ https://serverluarvip.com/ https://pn-kuningan.go.id/gacor898/ https://pn-bangko.go.id/sipp/pgsoft/ https://sejarah.undip.ac.id/lama/wp-content/uploads/