Notícias
Últimas Notícias
Agronegócio – Desafios e Oportunidades
28 de novembro | 2005
Em recente palestra proferida em Brasília, o Dr. Alan MacDiarmid, Prêmio Nobel de Química de 2000, mostrava o potencial do Brasil para a solução dos principais problemas que a humanidade deverá enfrentar nas próximas décadas. A extensa lista de problemas é encabeçada pelos desafios apresentados pela demanda por energia, água e alimentos, insumos que o Brasil possui ou tem condições privilegiadas para produzir, tendo o agronegócio papel destacado na produção de energia renovável e “limpa”, na produção de alimentos e na proteção dos recursos hídricos.
A agropecuária pode também auxiliar o país a enfrentar os efeitos negativos da globalização, que se manifestam na concentração da riqueza e aumento da distância entre ricos e pobres, fatores que ameaçam a paz e a democracia, e de que são exemplos os recentes episódios ocorridos na França, a divisão social da Venezuela e a crescente imigração dos pobres em direção aos países ricos.
Para que este potencial se transforme numa força renovadora e transformadora da nossa sociedade, o agronegócio deve organizar-se e entender que a acumulação de riquezas por uma minoria só agrava os problemas que a humanidade vem enfrentando e não serão solucionados, se não houver uma mudança efetiva do nosso comportamento.
A mudança maior e mais difícil será o comportamento dos agropecuaristas, cujo individualismo não lhes permite perceber que estão perdendo renda e poder dentro de suas cadeias produtivas, por não serem capazes de se organizar e, desta forma, atuar politicamente, conduzindo ao poder pessoas capazes de agir em sua defesa, comunicar-se adequadamente através da mídia para que sua imagem, sua contribuição para a sociedade e seus problemas sejam adequadamente compreendidos.
Estudo apresentado pela OCB Organização das Cooperativas Brasileiras demonstra que os produtores mais organizados têm renda superior à média nacional, remuneram melhor seus empregados, têm menores custos de produção e melhores preços para seus produtos.
As Câmaras Setoriais representam uma oportunidade efetiva para que o agronegócio brasileiro realize o seu potencial e coloque o país entre as potências mundiais em um futuro próximo. Para isto, será fundamental sabermos aproveitar a oportunidade que o Ministro Roberto Rodrigues nos dá, atuando efetivamente para contribuir com a elaboração de políticas que venham não apenas consolidar o nosso setor, mas todo o agronegócio e levar o Brasil a ocupar o espaço que merece no cenário mundial.
A nossa tarefa deve iniciar-se pela organização dos produtores, para que compreendam que a atuação “fora da porteira” é tão ou mais importante que aquela “dentro da porteira” e para que com sua voz e voto tenha início esta revolução .
Flávio de C P Viegas