Notícias
Últimas Notícias
Associtrus apresenta suas reivindicações ao ministro da Agricultura
01 de agosto | 2006
O presidente da Associtrus, Flávio Viegas, reuniu-se nesta terça-feira (1º), em São Paulo, com o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, para apresentar as reivindicações da associação.
Dentre as solicitações feitas diretamente ao Ministério da Agricultura estão o início imediato da estimativa da safra de citrus (Geosafras); apoio na elaboração e implantação do Consecitrus; acompanhamento dos estoques, produção, exportação e preços do suco de laranja e estabelecimento de pauta de exportação; renegociação das dívidas dos citricultores com a
inclusão do setor no último pacote agrícola anunciado pelo governo; e programa de apoio
aos pequenos e médios produtores. “O ministro recebeu muito bem nossas propostas e se dispôs a se aprofundar nos assuntos referentes ao setor e à criação do Consecitrus. Pedimos que ele dê atenção especial à transparência do trabalho do Fundecitrus”, diz o presidente da Associtrus, Flávio
Viegas.
Como o SDE e o Cade não têm poder de negociação, a Associtrus gostaria que o governo indicasse o ministro como negociador da 2ª fase de reuniões, onde será discutido o Consecitrus. “No início das negociações mediadas pelo senador Aloízio Mercadante ele mesmo sugeriu que a segunda fase fosse mediada pelo ministro da Agricultura”, ressalta Viegas.
Na expectativa de que o Ministério da Agricultura também se posicione sobre o acordo proposto pelo Cade às indústrias processadoras – suspensão das investigações da Operação Fanta mediante o pagamento de multa de R$ 100 milhões – a Associtrus solicitou fiscalização para impedir a
cartelização no setor. “O Cade se limita à concorrência e os problemas da cadeia citrícola envolvem muitos outros fatores. Queremos um reajuste imediato nos contratos de no mínimo US$ 1,20; estabelecimento de uma pauta, baseada nos preços de mercado, para os preços de transferência ou “venda” entre as empresas brasileiras e suas subsidiárias no exterior; e a limitação dos pomares próprios das indústrias”, observa Viegas.
O presidente da Amcisp, Kal Machado; o diretor da Sociedade Rural Brasileira, Júlio Queiroz; o deputado federal Antônio Carlos Mendes Thame; e o presidente do Conselho da Associtrus, Renato Queiroz, participaram do encontro.
Brasília – Quarta-feira (2), em Brasília, a Associtrus reúne os citricultores com o objetivo de impedir a aprovação da emenda do deputado Nelson Marquezelli à MP 292, que permite o encerramento das investigações por formação de cartel – no caso das indústrias, fruto da Operação Fanta – através da concessão de TCC (Termo de Cessação de Conduta).